Ícone do site Tribuna de Minas

Usuários já podem acessar dados de fila de espera por serviços de saúde

PORTAL PJF reproducao 1
Usuário que acessar o endereço buscasaudejf.pjf.mg.gov.br chegará a esta tela, onde poderá acessar os serviços disponibilizados pela PJF (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta quinta-feira (27) o portal BuscaSaudeJF, que disponibiliza informações sobre as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O dispositivo traz, também, detalhes sobre a espera para atendimentos de mais de 200 municípios das micro e macrorregiões de saúde de Minas Gerais. Reportagem da Tribuna publicada há dez dias mostrava que a lei que estabelece a divulgação da lista de espera para consultas comuns e especializadas pelo SUS na cidade, sancionada em 2021, ainda não estava sendo cumprida pela Administração municipal.

O BuscaSaudeJF fornece informações sobre consultas especializadas, tanto pela primeira vez quanto sobre os retornos, além de exames. Conforme a PJF, “o sistema tem como objetivo principal disponibilizar estimativas de espera, informações sobre os níveis de atenção à saúde e a perspectiva regional, abrangendo todos os municípios pactuados no entorno de Juiz de Fora”.
Ainda segundo a Prefeitura, as informações disponibilizadas são provenientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prestadores de serviços contratualizados pelo Município. O sistema fornece os dados de Juiz de Fora e das cidades no entorno, permitindo ao usuário uma perspectiva regional completa.

PUBLICIDADE

Como acessar

PUBLICIDADE

O paciente pode acessar informações detalhadas sobre suas solicitações e confirmações de procedimentos utilizando o número do CPF ou Cartão Nacional de Saúde. Os dados incluem a unidade onde o procedimento será realizado, o tempo de espera até a realização do mesmo, a posição na fila e a chave de confirmação do procedimento.
Além disso, com o BuscaSaudeJF, não há mais necessidade de imprimir papel para levar informações sobre procedimentos. Conforme a PJF, é possível acessar tudo digitalmente com o login do paciente.

‘Sofrimento pela emergência’

Por meio da assessoria de comunicação da PJF, a prefeita Margarida Salomão (PT) afirmou que este “é realmente um grande avanço”. “As pessoas, no mínimo, têm o direito de saber em que lugar da fila elas estão, na gestão de suas expectativas. No caso da saúde, você está sempre vivendo com o sofrimento pela emergência. Quem tem dor, em estado de fragilidade, o tempo para essa pessoa funciona de uma forma muito diferente.”

PUBLICIDADE

Também por meio da assessoria, o secretário de Saúde, Ivan Chebli, apontou que se trata de um “momento muito importante”. “Nós conseguimos fazer avançar a transparência no SUS, com a garantia de publicidade para um problema que existe, que são as filas. A PJF tem buscado enfrentar esse problema de diversas maneiras. O BuscaSaudeJF é uma estratégia de garantir transparência nas filas de espera dos procedimentos eletivos.”

Sair da versão mobile