Neste domingo (30), o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá promover a primeira “Passarinhada”, atividade que consiste na observação de aves. Os interessados devem se apresentar às 6h na entrada de funcionários do espaço, na primeira rua à esquerda, após a entrada de visitantes, na Rua Coronel Almeida Novaes s/n, no Bairro Santa Terezinha. Não é necessário realizar inscrição. O evento também está sendo organizado pelo Clube de Observadores de Aves de Juiz de Fora.
Os participantes poderão conhecer, prestar atenção silenciosamente e fotografar pássaros, biguás, carcará, entre outras, já que o Jardim é rota de aves migratórias transitórias. Conforme a UFJF, podem participar interessados em iniciar ou que já tenham iniciado a atividade de observação de aves, desde que se comprometam em seguir as orientações da equipe, como manter silêncio para ouvir e localizar os animais.
Além da atividade de observação das aves, haverá uma apresentação sobre o WikiAves – site de conteúdo voltado à comunidade brasileira de observadores de aves – com seu criador e administrador, Reinaldo Guedes. Um bate-papo sobre os animais também inclui a programação do evento.
Funcionamento
O Jardim Botânico irá abrir às 6h somente para os participantes do Passarinhada. O funcionamento do espaço para outros visitantes acontece normalmente, entre 8h e 17h, com última entrada às 16h. O Jardim oferece atividades como trilhas, roteiros de visitação, Casa-Sede com exposições de arte e Laboratório Casa Sustentável.
Para garantir a segurança, a direção do espaço recomenda atenção durante a visitação, assim como uso de repelente e de calçados adequados para caminhada. É permitido permanecer pelo tempo desejado, realizar piqueniques, caminhadas e corridas leves. Não há estacionamento e, por esse motivo, a sugestão é chegar ao local por meio de transporte público. Os ônibus com parada próxima à entrada do Jardim Botânico são das linhas Mundo Novo/Santa Terezinha (111 e 112).