Nesta sexta-feira (28), 169 casais oficializarão suas uniões durante a 7ª edição do Bem Casados, projeto da Prefeitura de Juiz de Fora que visa a regularizar a união civil de pessoas que não têm condições de realizar uma cerimônia individual. Conhecido popularmente como casamento comunitário, o evento será realizado na Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã (Ibrem), na Rua Santa Terezinha 655, bairro homônimo, às 19h30. Os casais poderão levar convidados para comemorar a oficialização da união.
O evento é resultado de parceria entre a Secretaria de Governo e a Casa da Mulher. Geralmente, o casamento social faz parte das comemorações do aniversário da cidade, em maio, mas, este ano, a cerimônia acontecerá em junho. O número de casais participantes é relativo à idade completada pelo Município de Juiz de Fora e, por consequência, muda a cada ano.
O casamento comunitário é também uma oportunidade de regularizar a situação civil para as pessoas que não possuem recursos financeiros para os custos do casamento. A formalização pode contribuir, ainda, para facilitar trâmites burocráticos para processos de dependência do cônjuge em planos de saúde, empréstimos e registros dos filhos.