A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (27), em boletim epidemiológico, duas novas mortes em decorrência da Covid-19 em Juiz de Fora. As vítimas fatais são uma idosa, 74 anos, cujo óbito foi registrado nesta terça (26), e um idoso, 86 anos, que morreu nesta quarta. Ambos tinham comorbidades. O homem tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica, e a idosa tinha diabetes, doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica. As causas de outros três óbitos suspeitos estão em investigação.
O número de casos confirmados, por sua vez, saltou de 573 para 597. Juiz de Fora segue com o segundo o maior número de pessoas infectadas e mortas pelo coronavírus. O quantitativo de suspeitos também evoluiu: entre terça e esta quarta, 134 novos casos suspeitos foram registrados. O total, agora, é de 4.390 notificações. Como destaca a Secretaria de Saúde, todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora.
O boletim é divulgado pela Prefeitura no hotsite criado para divulgar informações sobre o coronavírus. A administração municipal não divulga o número de pacientes curados.
Hospitais privados
Apesar de não ter registrado novas internações até as 16h33 desta quarta, o Hospital Monte Sinai segue com oito pacientes internados na Unidade Covid. Destes, quatro estão sob cuidados intensivos – sendo três que já testaram positivo – e quatro, sob cuidados clínicos – sendo dois casos confirmados. Além disso, nesta quarta, o pronto atendimento do Monte Sinai coletou a amostra de três pacientes para realizar exames. Até este momento, quatro óbitos por Covid-19 foram confirmados na unidade hospitalar.
Desde o dia 27 de fevereiro, o Monte Sinai atendeu 1.069 pacientes como casos suspeitos. Dentre estes, 402 foram testados para Covid-19, sendo 116 resultados considerados positivos. Dos 47 pacientes internados que testaram positivo para o novo coronavírus, 38 tiveram alta hospitalar e cinco permanecem internados.
Santa Casa
De acordo com o informe epidemiológico publicado nesta quarta, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora tem 20 pacientes internados dentre casos confirmados e suspeitos de Covid-19. Oito já testaram positivo, mas 12 aguardam o resultado de exame para diagnóstico. Dos oito pacientes cujo exame é positivo, quatro estão sob cuidados intensivos e outros quatro na unidade de isolamento.
Já dos 12 pacientes considerados suspeitos, dez ocupam leitos da unidade de isolamento. Apenas dois estão no centro de terapia intensiva. Até as 15h30 desta quarta, a emergência da Santa Casa atendeu oito pacientes com suspeitas de contaminação por Covid-19. No entanto, desde o início da pandemia, os atendimentos chegam a 819, sendo 65 casos confirmados. Até o momento, seis mortes em decorrência do coronavírus foram registradas pelo hospital: idosas de 91, 68, 85 e 72 anos, além de idosos 84 e 87 anos.
Unimed
Atualmente, no Hospital da Unimed, há três pacientes internados, sendo dois positivos para a Covid-19, segundo o informe da unidade hospitalar desta quarta. Os dois pacientes com diagnóstico positivo estão no centro de terapia intensiva. O único caso suspeito está na enfermaria. Até o momento, duas mortes por Covid-19 ocorreram no hospital.
No entanto, pelo serviço de atendimento “Disque-Corona”, a unidade monitora 520 pacientes suspeitos em isolamento domiciliar. Outros 294 receberam orientação médica, e, por fim, 175, no total, chegaram a ser encaminhados para o hospital.