Não é exagero dizer que a Uberabinha/UFJF faz neste sábado (27), às 9h e às 11h, dois dos jogos mais importantes da curta história do projeto de extensão de futebol da Federal. As equipes locais sub-15 e sub-17 recebem no campo do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF os times das mesmas categorias do América-MG, um dos mais tradicionais formadores de atletas do país. Tanto os mais jovens, que duelam primeiro, quanto os mais experientes, possuem partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro de base.
Professor e coordenador do projeto, Marcelo Matta reitera que os encontros não serão valiosos apenas pelo caráter experimental aos atletas, como aos profissionais envolvidos no trabalho realizado com os promissores atletas de Juiz de Fora e região. “Acho que vamos melhorar nossa capacidade de avaliação de um talento. Nosso instrumento de avaliação, que utiliza também a observação, vai ser ajustado a uma realidade. Apesar de já termos jogado com Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, foram amistosos, e este será um jogo oficial”, relata.
A experiência irá demandar também equilíbrio emocional dos meninos antes do confronto. “Tenho percebido que há neles a necessidade do controle da ansiedade. Que não seja baixa, para não desprezar o evento, nem alta, pelo desequilíbrio na capacidade de concentração. Precisa estar em um ponto que faça com que eles se preparem e estejam aptos ao jogo”, analisa Matta.
O time sub-15, comandado por Thadeu Luiz, é vice-lanterna do grupo C do torneio, com apenas 3 pontos, enquanto o adversário da capital mineira é segundo colocado na chave B. Já na categoria sub-17, os locais orientados pelo técnico Alex Nascif são vice-líderes do grupo C com 6 pontos, atrás apenas do Cruzeiro, com 10. Já o Coelho é o terceiro lugar da chave B, com 6 pontos. Na primeira fase desta competição, equipes de grupos distintos se enfrentam.