Ícone do site Tribuna de Minas

Seminário na UFJF discute formas de abordagem do ensino religioso nas escolas

PUBLICIDADE

Um evento na UFJF vai debater as formas de abordagem do ensino religioso nas escolas. O “I Seminário Religião e Educação: Diálogos entre teorias e práticas” pretende promover um espaço de discussão e capacitação qualificadas para que docentes e alunos possam tematizar o ensino religioso a partir da abordagem científica da área. O evento, idealizado pelo Departamento de Ciência da Religião da UFJF, será realizado nos dias 13 e 14 de abril, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Abordando a religião como objeto de conhecimento e elemento constitutivo da vida social, o seminário propõe que o componente curricular ensino religioso seja oferecido nas escolas públicas – assegurado pelo caráter laico do Estado – por educadores com a formação adequada para abordar religião. O ensino religioso tem sido tratado com dificuldades pelos professores, devido à diversidade religiosa dos alunos e à intolerância religiosa que pode derivar. Por isso, o objetivo é que a capacitação dos docentes, a fim de construírem ferramentas teóricas e metodológicas úteis, com base na abordagem da Ciência da Religião, possa garantir o respeito às diversidades religiosas e o direito ao livre pensamento.

PUBLICIDADE

Além de palestras com professores de outras instituições, o seminário oferecerá os minicursos “Metodologias e Práticas: do concreto ao conceito”; “Gênero, Sexualidade, Religião e Escola”; “Religiões Pentecostais e afro-brasileiras na escola: desmistificando preconceitos”; “Narrativas religiosas: histórias orais e escritas”; “As tradições religiosas de Minas Gerais na escola” e “Oficina de Jogos”.

PUBLICIDADE

As inscrições têm o valor de R$ 20 para estudantes de graduação e R$ 25 para os de pós-graduação e demais pesquisadores. Professores da rede pública (ensinos fundamental e médio) e da rede privada não pagam inscrição, mas devem levar o comprovante de credenciamento.

 

PUBLICIDADE

Ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional

Em setembro do ano passado, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica. Pela tese vencedora, o ensino religioso nas escolas públicas deve ser estritamente facultativo, sendo ofertado dentro do horário normal de aula. Fica autorizada também a contratação de representantes de religiões para ministrar as aulas. O julgamento não tratou do ensino religioso em escolas particulares, que fica a critério de cada instituição.

A ação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2010, pela então vice-procuradora Déborah Duprat. Segundo entendimento da procuradoria, que acabou derrotado, o ensino religioso só poderia ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistisse na exposição “das doutrinas, práticas, histórias e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor privilegiasse nenhum credo.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile