
Cerca de 45 acautelados que prestam serviço para o Demlurb realizaram, na manhã desta quarta-feira (27) um mutirão de limpeza de canaletas no Calcadão da Rua Halfeld, região Central de Juiz de Fora. O trabalho faz parte das parcerias firmadas entre o Executivo e secretarias municipais no combate ao mosquito Aedes aegypti, anunciada no dia 8 de janeiro. [Relaciondas_post]
De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, cerca de 20 equipamentos receberam a limpeza. A previsão é que, na próxima semana, sob orientação da equipe de zoonoses da Secretaria de Saúde, o trabalho seja dirigido também aos bairros.
Além da limpeza de canaletas, bueiros e bocas de lobo, a equipe também realizará serviços como capina e recolhimento de lixo e entulho. Ainda nos próximos dias, outros 50 acautelados passarão a se juntar aos cerca de 150 presidiários prestadores de serviço para o Demlurb.
Ainda conforme a assessoria de comunicação do departamento de limpeza, esta seria a maior parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais com uma prefeitura mineira. A cada três dias trabalhados, o acautelado tem redução de um dia na pena. Pelo serviço prestado, ele também recebe um salário social. Um terço da quantia é depositada na conta da penitência em que encontra-se o presidiário, outra é destinada a pecúlio, para ressarcimentos das vítimas ou do Estado, e a terceira e última parte é repassada ao acautelado.