Após desfilar por mais de quatro décadas pelas ruas de São João Nepomuceno, os dois blocos mais tradicionais da cidade, Bloco do Barril e da Girafa, anunciaram que não participarão do Carnaval 2015. A informação foi confirmada pelos presidentes dos dois grupos carnavalescos. O principal motivo da desistência está relacionado à Portaria nº 01/2015/GAB, assinada pela juíza Flávia de Vasconcellos Araújo, titular da 1ª Vara da comarca de São João Nepomuceno, que impõe restrições aos blocos, obrigando a contratação de serviço de segurança particular, proibindo a distribuição de bebidas alcoólicas e a impedindo participação de menores de 18 anos no desfile.
De acordo com o presidente do Bloco do Barril, Pedro Rezende Rodrigues, conter a circulação de foliões com menos de 18 anos é o principal empecilho. “Por não se tratar de um evento privado, em ambiente fechado, é complicado impedir que menores participem da festa. O Bloco do Barril é muito grande, atraiu entre 10 e 15 mil pessoas ano passado, tornando muito difícil a nossa adequação à Portaria. Até porque, a decisão foi publicada em janeiro, a menos de 30 dias do carnaval. Não houve tempo hábil para elaborar um planejamento a partir das exigências.”
[Relaciondas_post]
A opinião também é compartilhada pelo presidente do Bloco da Girafa, Luiz Guilherme Nascimento (Chocolate). Segundo ele, além de não ter tido tempo para elaborar medidas de adequação ao texto da juíza, a dúvida quanto a participação ou não na festa paralisou a confecção de materiais tradicionais, como camisas e canecas, além da marchinha que puxa o bloco. “Este seria o nosso 54º carnaval, com desfile todo ano, o que nos faz o bloco mais antigo da cidade. Mesmo que houvesse alguma mudança nas imposições, não teríamos como voltar atrás e anunciar a participação este ano”.
Mesmo que a informação seja dada como certa pelos presidentes, o membro da Comissão de Carnaval da Prefeitura de São João Nepomuceno, Leomárcio Souza Alves, afirma que a Administração Pública não foi oficialmente comunicada da decisão. Uma reunião, marcada para a tarde desta terça-feira, entre representantes dos blocos e da Comissão, deve voltar a discutir o assunto.
Além de Barril e Girafa, o Bloco dos Tourão confirmou, através do presidente Luciano Bankel, a desistência da participação no evento 2015. Anteriormente, a decisão também havia sido anunciada pelas agremiações Zé Pereira, Quatro Gerações e Terceiro Andar.