Ícone do site Tribuna de Minas

Blocos do Barril e da Girafa confirmam que não saem este ano

PUBLICIDADE

Após desfilar por mais de quatro décadas pelas ruas de São João Nepomuceno, os dois blocos mais tradicionais da cidade, Bloco do Barril e da Girafa, anunciaram que não participarão do Carnaval 2015. A informação foi confirmada pelos presidentes dos dois grupos carnavalescos. O principal motivo da desistência está relacionado à Portaria nº 01/2015/GAB, assinada pela juíza Flávia de Vasconcellos Araújo, titular da 1ª Vara da comarca de São João Nepomuceno, que impõe restrições aos blocos, obrigando a contratação de serviço de segurança particular, proibindo a distribuição de bebidas alcoólicas e a impedindo participação de menores de 18 anos no desfile.

De acordo com o presidente do Bloco do Barril, Pedro Rezende Rodrigues, conter a circulação de foliões com menos de 18 anos é o principal empecilho. “Por não se tratar de um evento privado, em ambiente fechado, é complicado impedir que menores participem da festa. O Bloco do Barril é muito grande, atraiu entre 10 e 15 mil pessoas ano passado, tornando muito difícil a nossa adequação à Portaria. Até porque, a decisão foi publicada em janeiro, a menos de 30 dias do carnaval. Não houve tempo hábil para elaborar um planejamento a partir das exigências.”

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

PUBLICIDADE

A opinião também é compartilhada pelo presidente do Bloco da Girafa, Luiz Guilherme Nascimento (Chocolate). Segundo ele, além de não ter tido tempo para elaborar medidas de adequação ao texto da juíza, a dúvida quanto a participação ou não na festa paralisou a confecção de materiais tradicionais, como camisas e canecas, além da marchinha que puxa o bloco. “Este seria o nosso 54º carnaval, com desfile todo ano, o que nos faz o bloco mais antigo da cidade. Mesmo que houvesse alguma mudança nas imposições, não teríamos como voltar atrás e anunciar a participação este ano”.

Mesmo que a informação seja dada como certa pelos presidentes, o membro da Comissão de Carnaval da Prefeitura de São João Nepomuceno, Leomárcio Souza Alves, afirma que a Administração Pública não foi oficialmente comunicada da decisão. Uma reunião, marcada para a tarde desta terça-feira, entre representantes dos blocos e da Comissão, deve voltar a discutir o assunto.

PUBLICIDADE

Além de Barril e Girafa, o Bloco dos Tourão confirmou, através do presidente Luciano Bankel, a desistência da participação no evento 2015. Anteriormente, a decisão também havia sido anunciada pelas agremiações Zé Pereira, Quatro Gerações e Terceiro Andar. 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile