Ícone do site Tribuna de Minas

PJF divulga rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias

agentes endemias
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passou a divulgar rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias. Esses trabalhadores realizam rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em diversos bairros do município, com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e a zika virus. As atividades já acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS), da Secretaria de Saúde (SS). No roteiro desta semana, bairros da região norte, sul e oeste da cidade são alguns dos incluídos.

Para que a vistoria aconteça devidamente, a Prefeitura solicita o apoio dos moradores para abrirem suas residências para os profissionais, que vão estar identificados e uniformizados, na ocasião. Conforme destaca a PJF, a vistoria dentro de casa é importante, uma vez que a maioia dos focos do mosquito é encontrada dentro detes locais.

PUBLICIDADE

Além disso, também é necessário que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes para evitar novos focos. Durante a visita, o profissional acompanhado do responsável pelo imóvel, deve orientar e avaliar as situações de risco remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. Na ocasião, o agente também deve tratar com larvicida os recipientes que não puderem ser eliminados.

PUBLICIDADE

Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas recomendações para os moradores prevenirem os casos: verificar os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim; retirar os pratinhos das plantas; tampar os tambores com água de chuva; verificar os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal; descartar o lixo corretamente.

Denúncias sobre focos

A população também pode ajudar no combate ao Aedes aegypti a partir de denúncias anônimas sobre focos do mosquito em Juiz de Fora e região. Essa denúncia deve ser feita através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.

PUBLICIDADE

O sistema MonitorAr também é uma alternativa para fazer as denúncias de locais de criadouros do mosquito. Essa ferramenta tem como objetivo mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Ele pode ser acessado em qualquer navegador, e funciona em diferentes plataformas. Para fazer as denúncias, é preciso acessar o link (https://arbocontrol-form.vercel.app/) e inserir algumas informações.

Confira a rota dos agentes nesta semana

Região Norte
Jardim Natal
Ponte Preta

PUBLICIDADE

Região Sul
Cruzeiro do Sul
Jardim Gaúcho

Região Oeste
Santos Dumont
Tupã
Aeroporto

Sair da versão mobile