Com duração de 14 meses, o curso busca formar especialistas em áreas como prevenção ao uso de substâncias, atenção e reinserção social de usuários e estratégias para repressão ao tráfico e à produção ilegal de entorpecentes, conforme previsto pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006). O investimento total na iniciativa é de R$1,1 milhão.
Coordenado pelo professor Marcelo Campos, do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, o projeto terá um corpo docente interdisciplinar composto por profissionais das áreas de medicina, direito, psicologia, saúde coletiva, geografia e ciências sociais. “O diferencial da UFJF está em nosso corpo docente altamente especializado em política sobre drogas e segurança pública, reunindo especialistas de várias áreas”, destaca.
A especialização faz parte de um conjunto de cursos promovidos pela Renaesp, que também abordam temas como proteção de povos indígenas, enfrentamento ao crime organizado e direitos ambientais, buscando alinhar segurança pública e cidadania. Interessados devem acompanhar o site da UFJF para mais informações sobre inscrições e cronograma.