Foi devolvida a seu habitat natural a jaguatirica que estava há cerca de dois meses sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora, um dos serviços oferecidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O pequeno animal foi atropelado próximo ao município de São Thiago, a pouco mais de 200km de Juiz de Fora. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e encaminhou o felino com vários ferimentos para o Cetas de Juiz de Fora. A jaguatirica foi operada em uma clínica e reencaminhada ao Cetas para recuperação. De acordo com a bióloga do Centro, Sarah Stutz, “a jaguatirica teve seus movimentos completamente recuperados, ganhou peso e seus instintos de caça mantidos graças a alimentação com pequenos animais vivos”.
Segundo informações do site do IEF, a jaguatirica foi solta em área remanescente de Mata Atlântica, com recursos disponíveis para sua adaptação, e o local foi mantido sob sigilo para proteção do animal. A bióloga do Cetas destaca que “quem encontrar um animal nessas condições pode, caso haja segurança para manejá-lo, levá-lo até o Cetas mais próximo ou comunicar à Polícia de Meio Ambiente para que seja feita a remoção com segurança”.
Em Juiz de Fora, o Cetas funciona junto à sede do Ibama, na Av. Prefeito Mello Reis nº 1.500, Bairro Aeroporto, telefones: (32) 3215-7662/3233-1269/3233-0077.