Ícone do site Tribuna de Minas

Placas de conscientização são instaladas em toda margem do Rio Paraibuna

lixo rio paraibuna
Margens do Paraibuna são classificadas como Área de Preservação Permanente (APP) sendo proibida qualquer atividade que gere dano ambiental (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

“Eu me importo com o Paraibuna” é a mensagem que consta nas placas instaladas por toda extensão do rio que banha grande parte de Juiz de Fora. A iniciativa tem o objetivo de valorizar as margens do Paraibuna e promover a educação ambiental na cidade. A campanha está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do “Programa Boniteza”. A instalação das placas teve início nesta terça-feira (26). Para participar da mobilização, a população pode postar fotos das margens do rio com a hashtag #EuMeImportoComOParaibuna.

As margens do Paraibuna são classificadas como Área de Preservação Permanente (APP). De acordo com a legislação ambiental, a extensão de 50 metros da borda, a partir do seu leito, deve ser protegida e nenhuma atividade que gere dano ambiental pode ser desenvolvida nela. No entanto, de acordo com a PJF, com frequência, entulhos e lixos são encontrados ao longo dos 166 quilômetros de extensão do Paraibuna, quando as equipes realizam a manutenção de rotina.

Para denunciar descarte irregular de lixos e entulhos, basta telefonar para o número 153. A chamada é direcionada para a Guarda Municipal, que mantém monitoramento das margens do Paraibuna através da realização de rondas preventivas diárias. O objetivo é levar orientação a quem possa estar fazendo uso indevido da área de preservação, coibindo práticas como o descarte irregular de lixo e colocação de fogo em materiais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile