A Liga Acadêmica de Neurologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), juntamente com o Serviço de Endocrinologia e Metabologia da instituição federal, promoverá uma série de ações no Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que ocorre na próxima segunda-feira (29). O evento ocorre nesta data e também na terça (30), nos Hospitais Universitários da UFJF (Unidade Dom Bosco e Santa Catarina) pela manhã e tarde. Na quarta (31) e quinta-feira (1º de novembro) as ações serão se concentração no corredor das pró-reitorias da UFJF.
Cerca de 50 estudantes da Faculdade de Medicina e docentes dos Serviços de Neurologia e Endocrinologia realizarão conscientização com materiais fornecidos pela Academia Brasileira de Neurologia, físicos e audiovisuais. Além disso, serão explicitados os principais fatores de risco para doença e seus impactos. Ocorrerá também aferição de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal da população.
Rede Brasil AVC
No Brasil, os eventos que buscam a conscientização e prevenção da doença são promovidos pela Rede Brasil AVC. Um dos diretores da Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade de Medicina da UFJF, Marcelo Brandão Jacob, lembra que a doença pode atingir parte significativa da população. “A cada ano, no mundo, 17 milhões de pessoas têm AVC e 85 milhões morrem pela mesma condição. Além disso, no Brasil o AVC é a principal causa de morte nos adultos, e também responsável por 10% das internações no país. Sem contar o impacto social e econômico, pois as pessoas, após esses eventos, precisam ainda passar por reabilitações, e muitas se tornam improdutivas do ponto de vista econômico.”
O que é o AVC?
Segundo a Rede Brasil AVC, o Acidente Vascular Cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o acidente é dividido em 2 subtipos – o AVC Isquêmico, que ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular; e o AVC Hemorrágico, que é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com vazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).