Ícone do site Tribuna de Minas

Alunos ocupam Colégio João XXIII

PUBLICIDADE

Atualizada às 12h31

Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII ocuparam na manhã desta quarta-feira (26) o prédio da instituição, no Bairro Santa Helena, região Central de Juiz de Fora. Os jovens protestam contra a aprovação da PEC 241, que estabelece teto de gastos públicos por um período de 20 anos, incluindo a área de educação, e contra a Medida Provisória 746/2016, que defende reformas no Ensino Médio.

De acordo com o diretor de ensino do colégio, José Luiz Lacerda, a ocupação foi iniciada por volta das 8h30 de hoje. A primeira informação é de que os alunos permanecerão por 48 horas no local. Ainda segundo a direção, algumas salas de aula seguiram com a programação normal do dia. Outras, como as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental, estiveram mobilizadas em palestras e outras atividades de protesto. “Em função da ocupação, cancelaremos as atividades de amanhã (quinta, 27). Todos os pais serão avisados, e a vinda ao colégio será facultativa”, explica Lacerda.  “Alunos do ensino médio já nos informaram que passarão a noite aqui”, afirma. Atualmente, cerca de 270 alunos estão matriculadas nos três últimos anos do ensino da educação básica.

PUBLICIDADE

“O estopim para nossa ocupação foi a aprovação da PEC. Mas queremos expressar nosso posicionamento também para outras questões, como o projeto da Escola sem Partido e contra a proposta de arrocho salarial dos professores”, explica o jovem Ayrãn de Oliveira Ribeiro, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio e participante do movimento. “Dos cerca de 270 alunos, acredito que a adesão esteja em torno de 150. Viemos comprometidos a ficar todas essas 48 horas no colégio. Para isso, nos preparamos para fornecer refeições para aqueles que permanecerem aqui”, explica. Uma viatura da Polícia Militar acompanha a movimentação nas imediações da escola.

O ato dos discentes faz parte de uma mobilização nacional quem vem ocorrendo em diversos estados do país contra as mudanças defendidas pelo Governo. Integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF irão se reunir ainda hoje em assembleia para decidir se ato semelhante também será realizado na universidade. Os opositores da PEC 241 temem que haja limitação de recursos em áreas sociais, principalmente da saúde e da educação.

62 escolas ocupadas em Minas

PUBLICIDADE

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), até a manhã desta quarta havia a confirmação de 62 escolas estaduais ocupadas em Minas Gerais, nenhuma delas em Juiz de Fora. Como o João XXIII trata-se de uma instituição federal, a pasta não se posicionou sobre o movimento dos alunos.

A secretaria ainda informou que acompanha os protestos, juntamente com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs). “A SEE orienta as direções das escolas a atuarem sempre com base no diálogo com os estudantes, garantindo que o processo ocorra com tranquilidade e respeito, o que vem ocorrendo até o momento. A Secretaria de Educação salienta ainda que respeita mobilizações da juventude desta natureza”, diz o texto da nota.

PUBLICIDADE

Já em âmbito nacional, de acordo com levantamento da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), divulgado ontem, são 1.022 escolas e institutos federais paralisados, além de 84 universidades em 19 Estados e no Distrito Federal

 

Sair da versão mobile