Ícone do site Tribuna de Minas

Lideranças do Comando Vermelho viram alvo de operação em JF e região

facção lideranças
12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Juiz de Fora e região (Foto: Divulgação/MPMG)
PUBLICIDADE

As principais lideranças do Comando Vermelho (CV) em Minas Gerais – facção criminosa carioca, já instalada no estado – entraram na mira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), 12 mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora, Muriaé, Cataguases e no Rio de Janeiro. Essa é a quarta fase da Operação Mecanismo, que pretende desarticular o crime organizado na região. 

Até esta momento da operação, sete pessoas já foram denunciadas pela prática de organização criminosa armada e corrupção ativa, inclusive pela facilitação de entrada de celulares dentro do sistema prisional. As investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dão conta da existência de pelos menos quatro núcleos faccionados no estado: núcleo de liderança, núcleo gerencial, núcleo de corrupção e núcleo operacional e “disciplina”. O último deles seria o responsável pela expansão e manutenção do (CV) na Zona da Mata Mineira, inclusive, com o recrutamento de novos membros.

PUBLICIDADE

Estão participando da Operação para desarticulação o (Gaeco) Regional de Visconde do Rio Branco, com o apoio do Gaeco de Juiz de Fora, do Gaeco do Rio de Janeiro, Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, Promotoria de Justiça de Execuções Penais de Muriaé e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile