O Instituto de Desenvolvimento Social Fênix, sociedade filantrópica que distribui até 600 refeições semanais para pessoas com insegurança alimentar, passa o serviço para a Praça Agassis, no Bairro Mariano Procópio, na Zona Nordeste de Juiz de Fora, nesta segunda-feira (26).
A distribuição era feita em um local que suspendeu a concessão, com a justificativa de ter sido afetado pelo acidente de ônibus que derrubou um muro, na Avenida Brasil.
“Isso para a gente é muito ruim. Estamos com uma parceria com a Unipac e com a Universidade Federal, eles aferem a pressão e cuidam da parte da saúde dos assistidos, e hoje vai ser tudo feito na rua mesmo, porque a gente não pode parar. Infelizmente, tem gente que a única refeição é nossa. Então a gente tem um compromisso muito grande com essas pessoas que esperam o almoço”, relata a coordenadora do instituto, Vanessa Farnezi.
Ela destaca que o valor de R$ 3,50 cobrado no Restaurante Popular não é acessível para o público atendido pelo Fênix, pois são famílias inteiras ou pessoas que precisam diariamente: “É bem diversificado o atendimento. Nosso público, hoje, tem sido muitas mães com crianças, vivendo esse momento de insegurança alimentar, muitos idosos e também moradores em situação de rua”.
De acordo com Vanessa, o instituto aluga um local, com a ajuda de 16 padrinhos, mas precisa servir as refeições em locais que não tenham muitas residências, já que as filas poderiam atrapalhar a vizinhança.