A 23º edição do Encontro de Carros Antigos começou na última sexta-feira (25) com mais de 150 veículos em exposição na Praça Cívica do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece até o próximo domingo (27) e a expectativa é de que cerca de seis mil pessoas passem por lá. Durante a visitação é possível ver modelos com 20 anos ou mais de fabricação e uma extensa variedade de marcas. O encontro é gratuito e aberto ao público em geral.
O evento é organizado pelo Instituto Cultural Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora. A sexta-feira, primeiro dos três dias programados, superou as expectativas do presidente do Instituto, Henrique Thielmann, já que o número de carros inscritos foi maior do que o esperado. “Houve preocupação com a possibilidade de chuva, mas esse tempo não atrapalhou em nada. Nosso objetivo não é quantidade, e sim qualidade e conseguimos ter uma qualidade de carros sensacional, sendo alguns modelos únicos no Brasil.”
Paixão por carros antigos de outras gerações
A Tribuna esteve no evento na manhã deste sábado (26) e conversou com Guilherme, de 8 anos, que veio de Teresópolis, no Rio de Janeiro, junto com seus pais e avô para participar do encontro. O menino é apaixonado por carros antigos e o hobbie de conhecer mais sobre esses veículos foi passado de geração para geração por sua família, que inclusive está com um veículo exposto na UFJF. A prefeita Margarida Salomão também compareceu à exposição nesta manhã.
Os carros estão concorrendo a 25 prêmios nas categorias destaque por década, nacional, estrangeiro, melhor carro importado e nacional, e o melhor carro do evento, conhecido como ‘The best of show’. A escolha dos premiados será feita por convidados, que irão avaliar os modelos expostos”. A 2ª edição do Troféu Juracy Neves, homenagem ao fundador do Grupo Solar de Comunicação feita pelo artista plástico Cacaio Souza, também vai ser ofertado durante o evento.
Para o presidente do Instituto Cultural Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, Henrique Thielmann, o encontro é importante para a cidade, pois incentiva a economia com hospedagem e gastos em alimentação. “O evento atrai as pessoas para investir na cidade, já que uma parte acaba ficando no encontro, enquanto outras pessoas da família vão ao shopping e em restaurantes. Além da própria organização do evento que gera emprego e renda com a contratação de serviços locais”, salienta Henrique.
Além dos carros antigos, o evento também conta com praça de alimentação, venda de peças, artesanatos e um estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com produtos fabricados pela instituição. Neste sábado (26), a visitação pode ser feita até às 18h, já no domingo começa a partir das 9h e termina às 13h.