A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou, por meio de boletim epidemiológico atualizado nesta sexta-feira (26), o sétimo caso de varíola dos macacos (monkeypox) em Juiz de Fora. Segundo o Estado, o paciente está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do município.
Em nota, a Secretaria de Saúde da Prefeitura (PJF) informou que o sétimo caso da doença na cidade foi confirmados através de exames realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Até o momento, os casos na cidade são importados. “Assim que identificados, os pacientes seguiram em isolamento domiciliar, mantendo bom estado geral de saúde e monitorados pela vigilância epidemiológica do município”, informou a pasta em nota, além de reforçar a importância das medidas de proteção como uso de máscaras, lavagem das mãos e evitar contato com casos suspeitos e/ou confirmados.
De acordo com o Estado, os casos já confirmados na cidade são todos em homens, com idades entre 20 e 49 anos. Além dos pacientes, Juiz de Fora confirmou, na última terça-feira (23), o registro do primeiro caso de varíola dos macacos em um animal. Trata-se de um cachorro de 5 meses que teve contato com o tutor infectado.
Em Minas Gerais, até esta sexta, 253 casos de varíola dos macacos haviam sido confirmados, e outros 646 estavam em investigação.