As atividades presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares deverão permanecer suspensas, ao menos, até 27 de novembro. Esta foi a recomendação divulgada na terça-feira (25) pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus (SarsCov-2), indicando data que coincide com o término do primeiro semestre letivo de 2020 após adaptação do calendário anunciada pela UFJF.
As aulas presenciais da instituição foram suspensas inicialmente no dia 17 de março. A partir de abril, com apoio do Comitê especialmente montado em função da emergência em saúde, o prazo de suspensão das atividades presenciais passaram a ser revistos e prorrogados a cada 30 ou 60 dias. A última avaliação foi divulgada em junho último e definiu o próximo domingo (30) como data-limite, estimativa atualizada com prazo de três meses na publicação da UFJF divulgada nessa terça.
Como nas outras ocasiões, o Comitê, em nota, levou em conta dados epidemiológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Sáude (MS) e secretarias municipais de saúde de Juiz de Fora e Governador Valadares. Também foi lembrado que o Comitê pode “se reunir extraordinariamente e rever sua decisão de acordo com possíveis mudanças no quadro da pandemia”.
Dessa vez, no entanto, há o fator novo da aprovação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) confirmado pela UFJF na última sexta-feira (20), que busca oferecer alternativa para a completa interrupção dos estudos nos cursos de graduação da instituição. Pelo novo calendário, as atividades serão retomadas de maneira digital no próximo dia 21 de setembro, em semestre que será completado no dia 27 de novembro. O segundo semestre de 2020, por sua vez, irá de 14 de dezembro a 22 de março de 2021.