Com quase meio milhão de visualizações, a TV Nupes, canal no YouTube do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completa cinco anos de existência neste mês. O projeto, que aborda questões como espiritualidade, religiosidade, transes, oração e suas relações com a saúde, soma seis mil inscritos e 250 vídeos produzidos.
Para celebrar esta trajetória, os fundadores e colaboradores da TV Nupes promovem, nesta terça-feira (27), às 19h, no Centro de Ciências da UFJF, um evento para discutir os desafios e conquistas do canal em meia década no ar.
O canal juiz-forano é o maior do mundo sobre a interface ciência, saúde e espiritualidade, com cerca de 180 países alcançados. Participam dos vídeos mais de 70 pesquisadores, incluindo grande parte dos principais líderes internacionais de pesquisas na área de espiritualidade e saúde. São pesquisadores de oito países e 31 universidades e centros de pesquisa, incluindo as principais universidades do mundo, como Oxford, Harvard, Cambridge, Toronto e também das principais universidades brasileiras, como USP, Unifesp, UFRGS, UFG e UFJF, entre outras.