Ícone do site Tribuna de Minas

PJF inaugura escola de educação infantil e garante fim do déficit de vagas em creches em agosto

Margarida na Creche Carlos Mendonca PJF
PUBLICIDADE

A prefeita Margarida Salomão (PT) garantiu que o déficit de vagas em creches em Juiz de Fora será zerado a partir de agosto. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (26), durante a inauguração de instituição infantil na Cidade Alta para atender 136 crianças, de 4 a 5 anos. A nova escola de educação infantil, situada na Alameda das Acácias, no Bairro Nova Califórnia, é considerada anexa à Escola Municipal Professor Carlos Alberto Marques, que funciona no São Pedro. Em seu pronunciamento, Margarida lembrou que o déficit de vagas era de 899 no ano passado, de 1.107 em 2020 e que chegou a 1.680 em 2019, superando o número de 1.479 do ano anterior. Ela atribuiu o sucesso do plano de expansão ao trabalho de remanejamento realizado nas instituições infantis já existentes, com abertura de novas salas, e à recente instalação da Creche Comunitária Olga de Oliveira Frizero, no Centro, com 182 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o imóvel onde está a nova escola infantil no Nova Califórnia, cercado por uma área de mata, foi reformado e já abrigou a Escola Municipal José Calil Ahouagi, que atualmente funciona na Rua das Marcassitas, no Marilândia, também na Cidade Alta. “É uma alegria retomá-la para atender a essas 136 crianças. Junto a isso, quero anunciar um presente enorme para a população de Juiz de Fora: estamos zerando a fila nas creches”, garantiu a prefeita. “É muito importante, com a capacidade da Secretaria de Educação e da equipe toda, termos conseguido reorganizar as creches existentes para atender, neste momento, a todas as crianças cadastradas.”

PUBLICIDADE

Margarida reforçou que a ampliação do atendimento à educação infantil não para por aí. “Temos mais creches para inaugurar e vamos poder fazer um avanço enorme na área. Isso faz toda diferença.” Para ela, significa equalizar as oportunidades, para que todas as crianças, de todos os bairros, possam ter a mesma chance na vida. “Com a expansão e reorganização que fizemos, no dia 1º de agosto, todas as crianças cadastradas este ano estarão atendidas.” O déficit de vagas já havia sido tema de reportagem da Tribuna em outubro, quando o número era superior a 900 vagas.

PUBLICIDADE

Desafios

A prefeita Margarida comentou que o mundo tem vivido um momento complicado, relacionado à educação pós-pandemia. “A educação remota, o fato de as escolas não estarem abertas, deixou cicatrizes grandes, que vamos ter que enfrentar, com inovação pedagógica, com mais investimentos em educação.”

PUBLICIDADE
Prefeita esteve na nova unidade na manhã desta quinta-feira (Foto: Divulgação/PJF)

Mais quatro creches estão previstas

Emocionada, a Secretária de Educação, Nádia Ribas, lembrou a precariedade das instalações do espaço público na Cidade Alta antes da reforma. “Temos o compromisso de garantir o aprendizado aos nossos alunos.” Ela citou o apoio de instituições públicas e particulares. “Essa escola é da comunidade e é de Juiz de Fora.” Nádia acrescentou que outras quatro creches estão em construção em várias regiões do município.

As de Igrejinha e Nova Benfica, Zona Norte, devem ser inauguradas ainda este ano. Já as dos bairros Guaruá e São Geraldo, região Sul, acabaram de ter os recursos liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A expectativa é que todos os anos, quem se cadastrar, tenha acesso. Isso tem que ser um direito mínimo. Sabemos que faz diferença no desenvolvimento das crianças.”

PUBLICIDADE

Ardagh

Durante a inauguração da escola de educação infantil na Cidade Alta – que contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo da cidade, além da comunidade acadêmica, responsáveis e alunos -, a prefeita Margarida Salomão comentou sobre a instalação em Juiz de Fora de duas fábricas da multinacional Ardagh Group. Na manhã desta quinta, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, se reuniu com empresários na Associação Comercial e Empresarial (ACE-JF) para anunciar a instalação de forma oficial. O investimento total é de R$ 2,5 bilhões.

“Conquistamos uma imensa vitória na cidade, que está ingressando em uma nova etapa do seu desenvolvimento, com a vinda de um grande empreendimento mundial. Possivelmente teremos a maior fábrica de latas do mundo. Vai gerar muitos empregos de qualidade”, avaliou a chefe do Executivo.

Sair da versão mobile