O Calçadão do Parque Halfeld amanheceu diferente na segunda-feira (25). Equipe do projeto X-Lab colou cartazes ao longo do Calçadão com mensagens de conscientização para a população, além de 27 balões em homenagem às vítimas juiz-foranas do novo coronavírus. A iniciativa reuniu cerca de dez membros do grupo, e é uma das frentes do projeto que segue incentivando ações solidárias durante o período epidêmico.
A ação foi feita durante a madrugada, por volta de 5h da segunda-feira. Devidamente equipados com máscaras, os integrantes do grupo tiveram que se mover com velocidade e cautela, com o intuito de não chamar a atenção ou acordar a vizinhança. “Até a manhã do dia 25, eram 27 amores de alguém que se foram. Cada um simbolizado pelos 27 balões brancos, símbolo de LUZ e PAZ para lembrarmos a passagem de todas elas nos corações de seus entes queridos”, manifestou o grupo em publicação no Instagram.
O recado, além de simbolizar a perda de 27 vidas durante o período epidêmico, também conscientiza sobre uma realidade que está próxima a todos. “É para ficar como uma homenagem a quem faleceu. Informar que essas vidas importam muito e que a X-Lab se preocupa muito com o próximo. Além de conscientizar mais as pessoas de que isso está perto da gente e pode acontecer”, afirma Lorena Gotelip, integrante da X-Lab. “Essa foi uma ação pontual porque nos tocou de alguma forma”, completa.
“Alimente Sorrisos”
A ação no Calçadão é apenas uma das frentes em que o X-Lab atua durante a pandemia. Além de promover a Operação Antivírus X, o grupo trabalha na campanha “Alimente Sorrisos”, que busca incentivar a doação de alimentos para a confecção de cestas básicas que serão doadas a famílias de Juiz de Fora em situação de vulnerabilidade. “Nós trabalhamos muito em fazer pontes entre pessoas que precisam de ajuda e pessoas que querem ajudar”, explica Lorena.
A campanha, além de incentivar a solidariedade, também tem o apoio de empresas juiz-foranas que estimulam a participação de doadores por meio de sorteio de prêmios. Interessados em participar podem conferir como fazer doação através das páginas do X-Lab no Facebook e no Instagram.