Devido ao excesso de pessoas querendo realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o site de inscrições tem ficado congestionado desde a última segunda-feira (25), quando foi aberto o período de inscrições. Candidatos reclamaram da dificuldade de acesso e as mensagens de erro viraram até meme na internet. A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a lentidão no sistema se deve ao grande fluxo de acessos.
Somente até às 19h desta segunda-feira (25), 410 mil pessoas fizeram o seu cadastro para o Enem. O MEC espera que mais de nove milhões de pessoas se candidatem para fazer o exame. A assessoria do instituto enfatizou que os horários do início da manhã e após às 20h são os melhores para realizar as inscrições.
Os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 5. A taxa de inscrição custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1700 municípios de todo o país. A nota do exame pode ser usada pelo candidato para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público, no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. A participação no Enem é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil, obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.