Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF está entre as mil melhores universidades do mundo, aponta ranking

UFJF vai disponibilizar cantinas por meio de licitação

UFJF panorâmica

PUBLICIDADE

De acordo com o ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A edição de 2022-23, que foi divulgada nesta segunda-feira (25), colocou a universidade como a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e a 995ª do mundo. Ao todo foram avaliadas 19.788 instituições em várias regiões do mundo.

Ao ser comparada com as demais universidades do mundo, a UFJF se destacou ao receber uma pontuação geral de 70,3, que foi mantida nos três últimos anos. Na América Latina, a Universidade aparece entre as 38 mais bem posicionadas. Além disso, entre as instituições mineiras, a UFJF ocupa a terceira colocação, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está entre as 500ª melhores do mundo, e da Universidade Federal de Viçosa, que alcançou a 919ª colocação.

PUBLICIDADE

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, relacionadas a cortes de recursos e as restrições ao trabalho presencial devido à pandemia de Covid-19, a UFJF mantém resultados expressivos nos indicadores relacionados à produção científica, que possibilitam este desempenho e o reconhecimento frente a instituições de várias partes do mundo”, aponta a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Cristina Resende Farage.

PUBLICIDADE

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Monica Ribeiro, avalia a participação da UFJF no ranking de forma positiva, principalmente considerando os dois anos atípicos em 2020 e 2021. “A pandemia acabou por gerar duros reflexos no dia a dia dos pesquisadores e percebemos uma maior dificuldade em manter o foco e a concentração necessários para participação em periódicos de alto fator de impacto. Parabéns à comunidade científica da UFJF que conseguiu mobilizar suas competências e manter-se numa posição tão favorável.”

As três universidades mais bem conceituadas no ranking são Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Stanford, ambas dos Estados Unidos. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição melhor posicionada no mundo, ocupando a 103º posição.

PUBLICIDADE

A UFJF ocupou posições a frente de instituições centenárias de países com tradição em ensino superior, como a Universidade de Greenwich, em Londres, fundada em 1890, ocupante do 1.281º lugar, e a Ca’Foscari Universidade de Veneza, na Itália, de 1868, na 1.219ª colocação. 

LEIA MAIS

Critérios do ranking das universidades

Entre os critérios considerados pelo ranking CWUR para avaliar as universidades estão:

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile