Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura de JF estende vacinação contra a Covid-19 a 23 UBSs

vacina agencia brasil

Comercializar doses é crime e traz riscos à saúde (Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil)

PUBLICIDADE

Para descentralizar e agilizar a campanha de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai estender a vacinação dos grupos prioritários, a partir da próxima segunda-feira (29), passando o atendimento de sete para 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), totalizando 24 locais, com o Departamento de Saúde do Idoso. Além dos postos de Benfica, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia, São Pedro e Borboleta, a vacina poderá ser encontrada na UBS Centro-Sul e nas unidades dos bairros Barreira do Triunfo, Nova Era, Santa Cruz, Jóquei Clube II, Milho Branco e Industrial, na Zona Norte; Linhares, Marumbi, Progresso e São Sebastião, na região Leste; Grama (Nordeste); Vale Verde e Santa Cecília, na Zona Sul; Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes, na área Sudeste da cidade.

O horário de funcionamento das UBSs será das 8h às 10h30, e das 13h às 16h30, exceto às quintas-feiras, quando termina às 14h. Já no Departamento de Saúde do Idoso, que fica na Rua Batista de Oliveira, 943, no Granbery, região central, o atendimento é das 8h às 16h. A ampliação, segundo a PJF, acontece neste momento porque as faixas etárias que estão sendo imunizadas têm um quantitativo maior de idosos, e as doses também passaram a chegar ao município com mais regularidade. O Executivo municipal lembra, entretanto, que a definição dos grupos prioritários é de responsabilidade do Governo federal, e que a chamada acontece de forma gradativa.

PUBLICIDADE

Em entrevista à Rádio CBN nesta sexta-feira (26), a secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel, disse que Juiz de Fora recebeu 98.746 vacinas até o momento, das quais 53.086 já foram aplicadas até a última quinta-feira (25), incluindo as primeiras (36.510) e segundas (16.576) doses. A expectativa é de aumento considerável de pessoas vacinadas com a ampliação do atendimento e também com a imunização dos idosos de 75 anos ou mais, que acontece neste sábado (27) no Sport Club (com entrada exclusivamente pela Avenida Brasil) e no drive-thru montado no estacionamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

PUBLICIDADE

“Quando ocorre troca de ano (faixa etária), vacinamos muita gente. Então vamos ter um fluxo muito grande neste sábado. O drive-thru é sempre muito intenso e, no último sábado (20), vacinamos 1.300 pessoas.” Ainda de acordo com a secretária, o ritmo de vacinação está acompanhando a média nacional. “Estamos tendo uma campanha exitosa, com segurança da Guarda Municipal, de 8h às 18h, e da Polícia Militar à noite.” Segundo ela, antes do início dos trabalhos nesta sexta (26), havia em torno de 25 mil vacinas disponíveis para primeira dose e outras 17 mil para segunda aplicação.

Ainda conforme Ana, a secretaria reavaliou e considerou que colocar todas as 59 UBSs com vacinação contra a Covid-19 poderia comprometer o calendário das outras vacinas, que continua normalmente. “Preferimos concentrar nessas unidades (23 UBSs e Departamento de Saúde do Idoso) a vacinação exclusiva contra a Covid-19, enquanto as demais farão a do calendário rotineiro. Com isso, o funcionamento fica mais rápido.”

PUBLICIDADE

A secretária de Saúde disse que, nas próximas semanas, até o dia 10 de abril, a imunização deve atingir 100% do grupo prioritário de 70 anos ou mais e chegar próximo ao total dos profissionais de saúde. “Temos um contingente de idosos maior do que a média de Minas e do Brasil. Então, neste momento, a idade para vacinar vai baixando em um ritmo menor do que nos outros municípios, porque temos uma população maior.”

Sair da versão mobile