O prefeito de Juiz de Fora, Antonio Almas (PSDB) visitou na quarta-feira (25) o Centro de Coordenação de Operações da Brigada de Montanha do Exército Brasileiro, que fica no Bairro Mariano Procópio e é responsável por quartéis de Juiz de Fora, São João del-Rei, Petrópolis e Belo Horizonte. Até o momento, não há sinalização do emprego de militares nas ações contra o coronavírus, mas a Brigada já afirmou estar pronta para que seus 4 mil homens prestem ajuda. Em várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória, os soldados estão apoiando os trabalhos do Poder Executivo em diversas áreas.
Além do comandante da 4ª Brigada, general Alcio Costa, outros oficiais e militares estiveram junto com o chefe do Executivo municipal na unidade militar. Segundo a Prefeitura, foram apresentadas as capacidades da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha para confrontar a atual pandemia.
O Ministério da Defesa autorizou o uso das Forças Amadas para ações de apoio a órgãos públicos e à sociedade com foco no combate ao novo coronavírus na sexta-feira (20). Desde então, militares já estão participando da operação “Covid-19”, fazendo ações na área logística com a instalação de pontos para triagem de pacientes antes de acessarem os hospitais e os postos de saúde; oferecendo suporte às secretarias de saúde em campanhas voltadas para idosos; em ações de controle de segurança nas fronteiras e em embarcações, entre outras.
O 12 Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Belo Horizonte e subordinado à Brigada de Juiz de Fora, está apoiando as atividades de saúde na capital. Entre os trabalhos, alguns militares estão empregados no Centro Especializado em Covid-19 na Upa Centro-Sul.