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Aferição de energia elétrica está suspensa parcialmente

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A Cemig esclareceu que, em função da disseminação do coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a suspensão do trabalho dos leituristas em todo o território nacional. Os profissionais da Cemig continuam lendo apenas os medidores acessíveis pela rua, sem necessidade de entrar em casa. A cobrança das demais contas de luz será feita utilizando a média de consumo dos últimos 12 meses, segundo orientação da Aneel.

Na última quarta-feira (25), o órgão determinou medidas para evitar a circulação de profissionais que prestam serviços para as distribuidoras, como a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores. A Aneel também deu permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo que suspendam a leitura.

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Um dos trabalhadores ouvidos pela reportagem disse que parou de fazer a medição na quarta. Segundo ele, a orientação é que a categoria evite contato com moradores. Também nesta manhã, um cliente ouvido pela Tribuna disse que a situação ocorreu com ele nesta quinta (26). Ele percebeu que a conta estava cobrando por 40 quilowatts a mais, se comparado ao registro do medidor, questionou o leiturista e foi informado da situação. Ele disse que as contas dos últimos meses estavam ficando entre R$ 270 e R$ 280, mas neste mês subiu para R$ 306.

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A Cemig explicou que, “exatamente por ser média, pode haver um descolamento do consumo medido em relação ao consumo real, para mais ou para menos. Eventuais distorções serão corrigidas tão logo o trabalho dos leituristas volte ao normal, com acesso às casas, depois da pandemia, ou pela autoleitura. De toda forma, as leituras por estimativa só chegarão nos endereços dos nossos clientes na próxima conta, a partir de abril. ”

A Cemig destacou que a leitura feita pelo próprio cliente é bastante simples e rápida. Depois de copiar a marcação registrada nos medidores, basta enviar os números anotados pelos canais de atendimento digitais, como o Whatsapp (31-3506-1116), o aplicativo Cemig Atende ou por SMS (número 29810).

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Segundo a Aneel, ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos, ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica por 90 dias

Começou a valer na quarta a decisão da Aneel de suspender durante 90 dias o corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais e também de atividades essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O prazo poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

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Além da proibição da suspensão do fornecimento de energia elétrica, a Aneel também autorizou as distribuidoras a suspenderem o atendimento presencial e determinou que elas tomem medidas para priorizar os atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência e intensifiquem o uso de meios automáticos de atendimento ao consumidor.

Outra medida aprovada pela agência foi a suspensão dos prazos para que os clientes realizem pedidos de ressarcimento por danos em equipamentos, em razão de problemas no fornecimento de energia. Segundo a Aneel, a medida é necessária, “uma vez que o processo de ressarcimento envolve a circulação de técnicos até a casa do consumidor para verificar o dano.

Em Minas, famílias de baixa renda, hospitais públicos, filantrópicos e unidades de pronto-atendimento e microempresas terão acesso ao parcelamento de contas da Cemig em até seis meses sem multas e juros. Anunciada na segunda-feira (23) pelo governador Romeu Zema (Novo), a medida garante ainda a suspensão temporária dos cortes de abastecimento a consumidores inadimplentes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica. A intenção do Governo de Minas é amortizar os impactos sociais e econômicos da pandemia de coronavírus (Covid-19).

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