Nesta quinta-feira (27) acontece mais uma edição do projeto “Coleta Seletiva na Praça”. Entre 8h e 16h30, haverá um ponto de coleta de materiais sólidos recicláveis na Praça da Estação, no Centro da cidade. A iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas.
O que pode ser descartado
- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite);
- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC;
- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro;
- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames;
- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de LED, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs;
- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.
Juntamente com a lista de materiais a serem descartados, a PJF também fez algumas recomendações para quem queira realizar os descartes. No caso de descarte de embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitas e caixas de leite, é aconselhável que seja feita a limpeza das embalagens. Para o descarte de óleo de cozinha, a melhor opção é a garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos. No caso do vidro, se estiver quebrado, é importante que seja levado dentro de uma garrafa PET ou de uma caixa de papelão.
Coleta Seletiva
Juiz de Fora já disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 100% dos domicílios da cidade. A rota da coleta pode ser conferida aqui. Os resíduos secos coletados são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis que tenham convênio com o departamento. Assim, a atividade também contribui para gerar renda para os agentes ambientais.