Ícone do site Tribuna de Minas

PM lança Operação Natalina para prevenir crimes

PUBLICIDADE

Devido à tendência de aumento da criminalidade no período próximo às festas de fim de ano, a Polícia Militar lança neste sábado (26) a Operação Natalina. O evento acontece às 10h30 na Praça da Estação, nas imediações da 30ª Companhia. Os trabalhos de prevenção e reforço no policiamento direcionados acontecem até o dia 6 de janeiro. O objetivo é evitar uma série de delitos típicos desta época, como os furtos e roubos nas ruas centrais, devido à maior circulação de pessoas e de dinheiro, proveniente do 13º salário.

A PM ainda garante ficar atenta à saída das famílias de suas residências para passeios e viagens e ao movimento na rodoviária. Os estabelecimentos comerciais e bancários, incluindo os caixas eletrônicos, também serão monitorados, já que costumam ficar na mira dos bandidos. “As atividades são pautadas no princípio da antecipação e no mapeamento das zonas quentes de criminalidade, sendo estas as principais estratégias para impedir a perturbação da ordem pública, sempre com observância da filosofia de polícia comunitária”, enfatizou a corporação.

PUBLICIDADE

Roubos aumentam 42%

PUBLICIDADE

Os crimes violentos contra o patrimônio estão entre as principais preocupações, com destaque para o roubo de celular, que tem se tornado cada vez mais frequente em ruas do Centro e também nos bairros. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), baseados nos Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), revelam que ocorreram 1.903 roubos de janeiro a outubro na cidade. Isso significa uma média de 190 assaltos por mês ou de seis casos a cada dia. O número é 42% maior do que o registrado no mesmo período de 2015.

A fim de coibir os roubos de celulares, que têm elevado as estatísticas, a PM realizou no mês passado uma ação preventiva no Centro para alertar os pedestres sobre as medidas de autoproteção que devem ser tomadas, já de olho nas festas de fim de ano. A modalidade criminosa envolvendo o telefone é responsável por mais da metade das ocorrências de assalto na região central. A área concentrou mais de 200 crimes do tipo apenas nos nove primeiros meses deste ano. Entre as dicas estão não expor o celular ao andar pela rua, não deixar o aparelho sobre mesas e fazer ligações em locais protegidos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile