Ícone do site Tribuna de Minas

Castramóvel realiza primeiros atendimentos no Linhares

castra-vertical-olavo
Cerca de 25 animais foram levados para serem castrados nesta manhã (Foto: Olavo Prazeres/25-11-15)
PUBLICIDADE

Moradores do Bairro Linhares, na Zona Leste, são os primeiros a receber o Castramóvel, prestação de serviços de esterilização itinerante gratuita de animais ofertada pela Prefeitura, por meio do Demlurb. Os primeiros animais começaram a ser atendidos na manhã desta quarta-feira (25), na Rua Diva Garcia, em um terreno ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde o veículo ficará estacionado até sexta. Os atendimentos começam às 9h. No entanto, há expectativa para o serviço ser ampliado para a próxima semana, a partir de terça-feira.

“A adesão está sendo muito grande por parte dos moradores. Vamos ficar até conseguir castrar o maior número de animais possível. Trabalhamos com uma média de 25 atendimentos diários. É um momento histórico para a proteção animal na cidade, pois a castração evita a superpopulação de animais, o que minimiza o abandono e os maus-tratos”, explica o diretor-geral do Demlurb, Marlon Martins. Ele conta que os atendimentos iniciais foram de pedidos agendados previamente, um total de 85. No local, os interessados podem fazer o seu cadastro também. O serviço está priorizando o atendimento de cadelas e gatos, tanto fêmea como macho, que pertençam a donos que não têm condições de arcar com os custos do procedimento. A cirurgia dura em média dez minutos.

PUBLICIDADE

Proporcionar mais conforto aos seus animais foi o que motivou a maioria dos donos de animais que compareceu ao Linhares. A costureira Aparecida Adriana de Freitas, 40 anos, conta que Pink, de 6 anos, sofre muito durante o cio. “Ela sente muitas dores e fica incomodada. Como não quero que ela dê cria, resolvi castrá-la. A castração só traz benefícios”, comenta. Desde que adotou Pretinha, 5, o comerciante João Francisco da Silva, 59, decidiu que não queria contribuir para a superlotação de animais na cidade. “Como ela era cachorra de rua, chegou a dar cria duas vezes. Acho que, quando não há a castração, aumenta o abandono e os maus-tratos aos animais”.

PUBLICIDADE

Outros bairros
Depois do Linhares, o Castramóvel deve seguir para a região do Retiro, além do Grama e da Barreira do Triunfo, locais onde há maior concentrações de animais. Paralelo ao Castramóvel, o Demlurb já realiza o serviço de castração mediante cadastro prévio, a ser feito pelo telefone 3690-3545. Por ano, a pasta realiza 3.500 castrações.

Gatil em dezembro
A castração ofertada pelo Demlurb passou a integrar, neste ano, procedimentos para gatos machos e fêmeas. A PJF também planeja inaugurar, até o final de dezembro, as obras do gatil municipal. “Em um primeiro momento, o espaço atenderá a cerca de cem gatos. O canil municipal abriga hoje 450 cães”, destaca Marlon.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile