
A Prefeitura de Juiz de Fora adiantou o calendário de vacinação de reforço para idosos com 60 anos ou mais já a partir desta segunda-feira (25). Com a decisão, os postos de vacinação ficaram lotados durante a manhã, e muitos profissionais de saúde, que também foram convocados para a dose de reforço esta semana, acabaram não conseguindo receber o imunizante. Até a última sexta-feira, o Município estava aplicando a dose de reforço para idosos acima de 60 anos que tinham recebido a 2ª dose há, pelo menos, seis meses. A partir desta segunda, contudo, a PJF adiantou o calendário e está vacinando o público com 60 anos ou mais que recebeu a segunda aplicação até 15 de maio.
A alta demanda por doses foi confirmada pela Tribuna no Departamento de Saúde do Idoso, onde a vacina da Pfizer acabou antes das 10h. Os profissionais da saúde não puderam se vacinar, pois a fila, já extensa, priorizou os idosos. Em nota, a Prefeitura esclareceu que providenciou a reposição tão logo o desabastecimento foi comunicado. “Os profissionais da saúde que não quiseram ou não puderam aguardar foram orientados a se deslocarem à UBS Centro Sul para receber a dose de reforço contra Covid”, disse em nota. O adiantamento, de acordo com a assessoria, ocorreu devido a quantidade de imunizante da Pfizer disponível na cidade. As doses podem ser recebidas no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), UBSs e PAM Marechal.
Profissionais da saúde
O calendário de vacinação da dose de reforço para os profissionais da saúde também foi ampliado na última semana. Podem se vacinar até quarta-feira (27) todos os indivíduos dessa área que receberam o imunizante há seis meses e tenham de 49 a 40 anos.
Na quinta-feira (28), a dose de reforço será para os profissionais da saúde com idades entre 39 e 35 anos, e na sexta-feira, 34 e 33 anos. Na segunda-feira, serão distribuídas para os trabalhadores com 32 e 31 anos.
Outros grupos
Nesta segunda, puderam se vacinar com a segunda dose da Astrazeneca quem deveria ter recebido o imunizante até o dia 2 de outubro ou antes, quem recebeu a primeira dose da Pfizer até 30 de agosto e quem se vacinou com a Coronavac seguindo o cartão de vacinação. Além disso, a primeira dose está sendo aplicada para todas as pessoas com idade a partir de 12 anos.