Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF recebe16 mil alunos nesta segunda

PUBLICIDADE

Cerca de 16 mil estudantes devem voltar às salas de aula da UFJF nesta segunda-feira. A retomada ocorre 106 dias após o último dia de aulas do primeiro semestre de 2015, em 8 de julho, quando teve início o período de férias. Desde então, com a greve dos professores e técnicos, e a impossibilidade de realização das matrículas dos calouros, os alunos da Federal seguiam sem perspectiva de retorno.

O restaurante universitário (RU), que, desde 13 de outubro, estava servindo apenas o almoço, voltará a oferecer o café da manhã e o jantar. A central de atendimento passará a funcionar das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e de 9h ao meio-dia aos sábados. Já as bibliotecas ficarão abertas até as 22h e, aos sábados, de 8h ao meio-dia. Os alunos que tiverem empréstimos têm até o dia 30 de outubro para devolver os livros sem multa ou a necessidade de realizar a renovação.

PUBLICIDADE

O transporte para a UFJF também será normalizado. Desde o início das férias, a Settra reduziu o número de carros das linhas que atendem à universidade. Segundo a pasta, todas voltam a operar normalmente a partir de amanhã, inclusive aquelas que não estavam funcionando, como a 545 e 555. Já a 525, que operava até então com dois veículos, passará a contar com 11, enquanto a 535 terá cinco veículos ao longo do dia. Os quadros de horários permanecem os mesmos. Também voltam a funcionar todos os ônibus circulares do campus.

PUBLICIDADE

 

Expectativa

PUBLICIDADE

A expectativa pelo início das aulas foi grande para os universitários que permaneceram nas cidades de origem durante a greve. Desde julho, o estudante de Direito Rodrigo Souza ficou na casa dos pais, em Entre Rios de Minas. “Estou há quatro meses longe de Juiz de Fora. Esse período foi prejudicial por vários fatores, principalmente financeiro, pois continuei pagando aluguel, condomínio e internet sem utilizar nada. Além disso, a desregulação do calendário me fez adiar uma viagem em família que estava programada para janeiro, que seriam as férias normais”, relata.

Com o retorno das aulas, um dos questionamentos dos estudantes é em relação ao apoio estudantil. A UFJF vem realizando o pagamento das bolsas de apoio, no valor de R$ 400, como forma de auxílio emergencial aos alunos, o que deve ocorrer, segundo a assessoria de comunicação da universidade, até outubro.

PUBLICIDADE

O resultado do edital que irá liberar novas bolsas ainda não foi divulgado. Conforme a UFJF, os documentos dos candidatos ainda estão sendo avaliados por uma equipe de assistentes sociais, e o pagamento deverá ser iniciado em novembro.

Sair da versão mobile