Os juiz-foranos têm enfrentado recordes de temperatura no início desta semana. De acordo com dados da Estação Meteorológica do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima nessa segunda-feira (25) foi de 34,7 graus e, no domingo (24), de 34 graus. Essas são as maiores temperaturas registradas nos últimos dois anos na cidade. Antes disso, o calor só tinha sido tão intenso em setembro de 2021, quando os termômetros marcaram 33,7 graus.
Assim como previsto pelos climatologistas, a primavera chegou batendo recordes durante a onda de calor que atinge o país desde o fim da semana passada. A estação deve continuar mais quente que o esperado, e com chuvas acima da normalidade em razão do fenômeno meteorológico El Niño.
A previsão do Inmet é de que o tempo quente e seco continue ao longo da semana. Para terça-feira (26), a previsão é que a máxima chegue aos 35 graus, e a mínima, a 23. O dia mais quente da semana deve ser na quarta-feira (27), com máxima na casa dos 36 graus e mínima de 22.
Novo alerta de onda de calor
A Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade e onda de calor às 11h dessa segunda, quando a temperatura era de 30,4 graus. O comunicado é válido até a noite de terça-feira (26). Durante esse período, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, o que aumenta os riscos de incêndios florestais e danos à saúde. O órgão ainda orienta a população a beber bastante líquido, evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais quentes e secas do dia.
No entanto, a partir de quarta-feira (27), o Inmet faz outro alerta: para a possibilidade de pancadas de chuva forte. A máxima pode chegar a 41 graus, e a mínima fica por volta de 21. As temperaturas se mantêm altas na quinta (28) e na sexta-feira (29), com chances de chuva e tempestades isoladas.
Desde o início da série histórica do Inmet na cidade, a temperatura mais alta registrada foi de 35,8 graus no dia 29 de setembro de 1961. Segundo o meteorologista do instituto, Claudemir de Azevedo, as chances de esse recorde ser superado nos próximos dias são grandes.