Ícone do site Tribuna de Minas

Onda de calor se aproxima, e termômetros voltam a subir em Juiz de Fora

PUBLICIDADE

O primeiro fim de semana da primavera aponta para condições meteorológicas favoráveis a estabilidade do tempo em grande parte de Minas Gerais, por causa da intensificação de uma massa de ar continental seca sobre o Centro do Brasil. Portanto, em Juiz de Fora, que desde a última sexta passou a contar com chuvas, a tendência é de redução do volume de precipitações e volta das temperaturas mais elevadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos de previsão estão indicando uma nova e intensa onda de calor para Minas Gerais nos próximos dias, existindo a possibilidade de recorde histórico nos termômetros para o mês de setembro. Para esta sexta, o céu fica nublado a parcialmente nublado com chuvisco na Zona da Mata e Campo das Vertentes. A partir de sábado, as temperaturas tendem a sofrer ligeiro aumento e marcar 27 graus. Já no domingo, a máxima pode aproximar da casa dos 30 graus. Para estes três dias, a mínima tende a variar entre os 15 e 17 graus.
Nesta quinta-feira (24), o Inmet registrou 14 graus de mínima e 21,7 graus de máxima.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que essas mudanças repentinas de tempo são comuns durante a primavera, que é uma estação de transição. Segundo o Inmet, ondas de calor e de frio se revezam, pelo menos até novembro, como apontam os modelos meteorológicos. O período conta ainda com maior volume de chuvas diante das trocas de massas de ar.

PUBLICIDADE
Foto: Leonardo Costa

La Niña

Por causa da influência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do oceano Pacífico, o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões sofre alteração. Para a nossa, o Inmet prevê temperaturas ligeiramente abaixo da média e maior volume de precipitações.
Já em decorrência deste fenômeno, marcado pelas fortes variações de tempo, a semana juiz-forana iniciou com frio e, a partir de agora, as marcações dos termômetros estão em uma curva ascendente.

Sair da versão mobile