Ícone do site Tribuna de Minas

IEF apura desmatamento em possível área de Mata Atlântica em JF

rascunho 2
rascunho
Máquina estaria trabalhando em possível área de Mata Atlântica
PUBLICIDADE

Um terreno, na Avenida Ibitiguaia, na Zona Sul de Juiz de Fora, está sob fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, para apuração de desmatamento irregular em possível área de Mata Atlântica. A pasta informou, nesta quinta-feira (25), que tomou conhecimento do fato por meio das secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura.

De acordo com as duas secretarias municipais, a denúncia acerca do desmatamento irregular chegou aos órgãos através da Ouvidoria Geral do Município, na última sexta-feira (18). As equipes da Guarda Municipal Ambiental (GMA) e de fiscalização ambiental da Semaur foram acionadas para verificação do fato. No mesmo dia, guardas e fiscais estiveram no local.

PUBLICIDADE

O responsável foi autuado por movimentação de terra sem alvará, e o desmatamento irregular também foi constatado no local. Porém, por se tratar de fragmento de Mata Atlântica, cuja fiscalização cabe ao governo do estado, a situação foi encaminhada ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para que sejam tomadas as providências cabíveis.

PUBLICIDADE

Segundo a Semad, à qual o IEF é ligado, foi providenciado o cadastro do expediente no Sistema de Denúncias e o mesmo foi remetido para fiscalização a ser realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Conforme informou a pasta estadual, caso sejam confirmadas as denúncias, serão aplicadas as penalidades administrativas cabíveis. Será apurado, em especial, se o desmatamento irregular no terreno incide sob fragmento de Mata Atlântica.

 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile