Ícone do site Tribuna de Minas

Ordem de serviço para obras de contenção na Rua José Lourenço é assinada

prefeitura obras de contencao divulgacao pjf
PUBLICIDADE

Na tarde desta sexta-feira (25), a prefeita Margarida Salomão (PT) assinou a ordem de serviço para início das obras de contenção na Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta, Cidade Alta. De acordo com a Administração municipal, o contrato foi firmado com a empresa Geox Geotecnia, do município de Cotia (SP), que havia vencido a licitação para as intervenções no trecho, interditado há dois anos. 

Com a ordem de serviço, a empresa possui dez dias úteis para dar início aos trabalhos. A previsão é de que as obras durem oito meses. No certame, a Geox Geotecnia apresentou valor aproximado de R$ 4,9 milhões para realização das obras, 9% abaixo do estimado no edital, de R$ 5,4 milhões.

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o secretário de obras, Lincoln Santos, explicou que os trabalhos de estabilização serão realizados por meio da construção de um muro de concreto armado com tirantes (cortina atirantada), o que garante a estabilidade da encosta. “Além da construção do muro, também iremos fazer a rede de drenagem, na parte superior, evitando que a água desça, o que vai garantir a prevenção e dar maior seguridade à encosta”.

PUBLICIDADE

Interdição em 2021

O trecho da Rua José Lourenço que passará por obras, entre a Augusto Tielman e a Júlio Menini, está interditado desde agosto de 2021. O bloqueio no trânsito ocorreu por conta dos riscos de deslizamentos de terra na região, identificados na época pela Defesa Civil.

“É uma obra extremamente complexa. Todo aquele maciço de terra está em risco de erosão. Ali é uma área que foi mexida há muitos anos, de uma forma pouco preocupada com a sustentabilidade”, explica Margarida, por meio da PJF. “O fato é que o risco identificado pela Defesa Civil há quase dois  anos, era de um risco gravíssimo. Então tivemos que fazer um projeto robusto, definitivo. Todas as obras de contenção de encosta que a Prefeitura de Juiz de Fora está fazendo são definitivas. Não estamos fazendo paliativos não, tampouco remendos. Estamos fazendo as intervenções necessárias.”

PUBLICIDADE

De acordo com a Prefeitura, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com a presença do vereador Juraci Scheffer (PT) e de moradores do bairro Borboleta afetados pelo deslizamento.

Sair da versão mobile