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Zema autoriza início das obras do trevo da AMG-3085

Trevo1 AMG 3085 BR040 fernando priamo arquivoTM
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O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (25), que foi dada a ordem de início das obras para a construção do trevo da AMG-3085, que liga a BR-040 à MG-353, em Goianá. O projeto, que vai custar R$ 2,7 milhões, é aguardado, pelo menos, desde 2017, quando foi construída uma intercessão provisória na altura do Bairro Barreira do Triunfo, para que a AMG-3085 pudesse ser utilizada.

A obra visa a adequar o trevo para facilitar o acesso ao Aeroporto Regional, e foi anunciada pelo chefe do Executivo como parte de um pacote de obras viárias que serão realizadas em diferentes regiões do estado, com investimento total previsto de R$ 100,5 milhões. Também na Zona da Mata, serão realizadas obras em Cataguases, Antônio Carlos e Bias Fortes. No total, são oito intervenções.

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Zema não informou o prazo de conclusão dos trabalhos, mas destacou que por não se tratarem de grandes obras, espera “ter o orgulho de inaugurá-las com o nosso secretário”, evidenciando que pretende finalizá-las até o término de seu mandato, em 2022.

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Conforme o governador, o Estado vive um momento em que se faz necessário focar em pautas além da pandemia, e a execução das obras faz parte deste novo contexto. “Depois de praticamente cinco meses totalmente dedicados à pauta da pandemia, nosso Estado começa a ter, necessariamente, de se preocupar com investimento e empregos. Lembrando que a pandemia, nos últimos dias, demonstrou uma queda no número de casos e óbitos, e tudo indica que o pico está ficando para trás. Então, além de salvar vidas, também precisamos salvar empregos, e mesmo criá-los. Essas oito obras se encaixam nesse contexto.”

Recursos

As obras foram viabilizadas a partir da negociação do Governo de Minas, via Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), órgãos fontes dos recursos.

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O BNDES disponibilizou recursos para seis obras, sendo elas: Contorno Sul de Montes Claros; Contorno de Cataguases; conclusão do Contorno Sul de Uberlândia; interseção do entroncamento BR-040 (Barreira do Triunfo) _ João Ferreira (Goianá); conclusão da pavimentação do trecho Antônio Carlos _ Bias Fortes, na MG-135; e, ainda, a conclusão das obras de pavimentação no Anel Viário de Sete Lagoas (Avenida Norte-Sul). Os investimentos totalizam R$ 82,7 milhões e são saldo dos programas Pro Investe e Programa de Desenvolvimento Integrado II (PDI).
Já os recursos de convênios com a Codemge serão aplicados em outras duas intervenções: o Acesso ao Distrito Industrial de Jacutinga, com recursos de R$ 4,4 milhões, e o Contorno de Poços de Caldas, com recursos de R$ 13,4 milhões.

A execução de todas as oito obras ficará a cargo do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A assessoria do departamento informou que ainda não há previsão de entrega das intervenções, e que os prazos variam de caso a caso.

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Espera de três anos

Desde 2013, com o início das obras da AMG-3085, que liga a BR-040 à MG-353, a Tribuna acompanha a situação do trecho. A construção de um trevo era a condicionante para que a AMG-3085 fosse aberta. Porém, em 2017, foi feito um acordo para que o trecho fosse liberado para o tráfego sem a intervenção. À época, foi feita apenas uma intercessão. Desde então, a falta do trevo acabava causando confusão nos motoristas que trafegam pela região.

Em dezembro de 2019, a Tribuna esteve no local onde será construído o trevo e apontou irregularidades. Na ocasião, a reportagem flagrou diversos carros fazendo conversões irregulares para entrarem ou saírem da AMG-3085 e ouviu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que afirmou serem constantes as reclamações de usuários em relação às infrações.

Procurado pela Tribuna, na época, o DER informou que já havia concluído o processo licitatório para execução da obra, “porém, a ordem de início não foi autorizada. Diante do atual cenário financeiro do Estado, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o DER/MG aguardam a disponibilização de recursos para o início ou retomada de projetos e obras em Minas Gerais, que deverão seguir uma escala de priorizaçã

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