Ícone do site Tribuna de Minas

PAC aprova projeto para transformação urbana e social no Bairro Dom Bosco em Juiz de Fora

PAC aprova projeto para transformação urbana e social no Bairro Dom Bosco em Juiz de Fora

(Foto: Arquivo TM/Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Periferia Viva, do Governo federal, aprovou a proposta elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para a transformação urbana e social na região do Alto Dom Bosco, no Bairro Dom Bosco. 

De acordo com a PJF, o projeto tem foco na urbanização sustentável e na promoção da inclusão social. Para isso, a proposta contempla investimentos em infraestrutura, habitação, regularização fundiária, mobilidade e equipamentos públicos. Também estão previstas obras de drenagem e saneamento, reforma de escadões, padronização de calçadas, melhorias viárias, criação de espaços de lazer e requalificação de moradias, com soluções para infiltrações e conforto térmico. Segundo a Prefeitura, o programa Título Legal, serviço estratégico voltado à regularização fundiária urbana, que visa a transformar ocupações informais em propriedades legalmente reconhecidas, também será realizado.

O Executivo afirmou que a proposta começou por meio da escuta da comunidade do Dom Bosco. A região também foi foco de visitas pelo Poder Público. A escolha do bairro se baseou em dados que apontam graves deficiências de infraestrutura, alto risco geológico, histórico de autoconstrução e forte exclusão socioespacial. De acordo com a Prefeitura, mais de 75% da população do bairro vive em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), áreas definidas nos planos diretores municipais para promover projetos sociais, e cerca de 700 pessoas estão inscritas no CadÚnico, o que reforça o quadro de vulnerabilidade social. 

PUBLICIDADE

A partir da aprovação da proposta junto ao PAC, a Prefeitura de Juiz de Fora pode assegurar recursos para concretizar o projeto e as ações previstas no projeto.

Sair da versão mobile