A Nexa, em parceria com a Defesa Civil de Juiz de Fora e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, reuniu moradores da Zona Norte de Juiz de Fora para exercício prático de evacuação de emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens de armazenamento de resíduos industriais.Segundo a empresa, no total, cerca de 52% das pessoas cadastradas pela companhia participaram da ação.
O simulado é uma atividade de prevenção e tem como objetivo orientar e treinar os colaboradores da companhia e moradores sobre como agir em uma situação de emergência. Ainda segundo a Nexa, as barragens estão seguras e a ação faz parte da do Plano de Ação Emergencial de Barragens (PAEB) em comprimento à legislação vigente.
O primeiro dia do exercício de simulado aconteceu na terça (23), no bairro de Igrejinha. Já nesta quinta-feira (25), o exercício ocorreu no Bairro de Benfica. A população participou ativamente e tem se mostrado engajada com os simulados desde 2019, cita a empresa.
“Os simulados de Benfica e Igrejinha foram um sucesso. Conseguimos reforçar a cultura de prevenção com os bairros envolvidos e passar mensagem de que essa é uma atividade necessária e de viés educativo aos moradores que estiveram presentes nos dois exercícios”, conta Giovanna Scognamiglio, Coordenadora do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAE) da unidade da Nexa Juiz de Fora.
Simulação
Em ambas as datas, a Nexa testou o sistema de comunicação em massa, composto de sirenes, placas de sinalização e pontos de encontro, conhecidos como rotas de fuga. “O simulado é um momento de aprendizado para todos que estão envolvidos. Essa é uma atividade que nos permite analisar a efetividade do trabalho realizado e possíveis pontos de melhoria para o próximo ano”, finaliza Giovanna.
“Os resultados foram extremamente satisfatórios. Notamos uma evolução muito grande tanto de organização quanto no engajamento da população e, principalmente, na melhoria do nosso objetivo de disseminar essa informação e conscientizar sobre a importância da cultura de prevenção”, comenta Luiz Fernando, coordenador da Defesa Civil de Juiz de Fora.
Segundo Fernanda Delgado, líder comunitária do Bairro de Benfica, a comunicação com a população é imprescindível para disseminar a informação e certificar que todos entendam a importância dos simulados.
“Os encontros da Comissão Mista tiveram início há cinco meses, entre reuniões presenciais e virtuais, ou seja, o processo de preparação para o simulado foi intensivo. Dessa forma, reforçamos com a comunidade que as barragens estão seguras e a importância do exercício”, comenta.
O simulado contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Juiz de Fora, Defesa Civil de Juiz de Fora, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Meio Ambiente.