Ícone do site Tribuna de Minas

Vacinação antirrábica animal começa no dia 2 na Zona Rural de JF

vacinacao antirrabica divulgacao pjf
PUBLICIDADE

Na quarta-feira da semana que vem, dia 2 de agosto, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia a campanha de vacinação antirrábica animal na Zona Rural. A imunização irá acontecer até o dia 22 de agosto.

A organização contará com duas equipes, compostas por seis agentes de combate a endemias cada uma, que percorrerão trajetos programados de forma estratégica, com o intuito de abranger a grande área rural de Juiz de Fora. Pontos fixos e móveis de vacinação estarão funcionando. No que diz respeito aos fixos, eles correspondem às áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas e trevos, dentre outros locais. Já os pontos móveis são conhecidos como “busca ativa” e correspondem às visitas a sítios, fazendas, propriedades rurais e locais de acesso considerado mais difícil.

PUBLICIDADE

Cães e gatos são o público da campanha de vacina antirrábica, indicada a partir dos 3 meses, sendo recomendada uma dose anual. Segundo a PJF, a partir de orientações do Ministério da Saúde (MS), a vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção da doença.

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, uma vez que esses animais são os principais transmissores da raiva para o ser humano. Aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, a Prefeitura recomenda e atesta a importância de adquirir a vacina e realizar a imunização em todos os animais.

Sem casos desde 1998

A cidade tem registros de raiva em cães e gatos desde 1998, contudo os casos em bovinos e equinos continuam frequentes na Zona Rural. Como comenta José Geraldo de Castro Júnior, médico veterinário e coordenador da campanha de vacinação antirrábica animal, atribui a ausência de casos de raiva em cães e gatos às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza há vários anos. “Infelizmente, alguns proprietários de bovinos e equinos ainda não vacinam seus animais, permitindo que os mesmos fiquem expostos à circulação viral e ao aparecimento de casos clínicos.”

PUBLICIDADE

A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. A transmissão para o homem pode ocorrer também por meio de equinos, bovinos e animais silvestres/morcegos, principalmente na Zona Rural. A transmissão se dá através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, uma vez que o vírus se faz presente na saliva dos animais contaminados.

Caso haja situação de mordida/arranhões de animais possivelmente contaminados, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) deve ser procurado, uma vez que é o local de referência em Juiz de Fora. O serviço de soroterapia do HPS é fundamental no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Segundo a Prefeitura, esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile