Atualizada às 17h47
O caso do desaparecimento do vereador de Lima Duarte, Amilton Aguiar (PSB), de 52 anos, já está sendo investigado pela Polícia Civil. O legislador desapareceu no início da noite da última quinta-feira (21) e foi encontrado na noite seguinte, no município de Bom Jardim de Minas, por moradores da localidade. Ele estaria sem roupas na rua e pedia a ajuda das pessoas. A motocicleta dele, que estava desaparecida, foi encontrada pela Polícia Militar, na tarde de domingo, em uma edificação usada por caminhoneiros às margens da BR-267, a cerca de um quilômetro de Bom Jardim. De acordo com o delegado que investiga o episódio, José Márcio Lopes, nenhuma hipótese é descartada neste momento. “Estamos trabalhando desde hoje cedo (ontem) para averiguar todos os fatos narrados e informações que temos sobre o episódio. Precisamos checar a veracidade de tudo e também buscar testemunhas. Ao longo desta semana, vamos ouvir diversas pessoas”, disse.
A Polícia Civil não divulgou informações sobre as circunstâncias do desaparecimento. Ontem o filho do vereador, Matheus Nardy, disse à Tribuna que o pai está bem, apesar de machucado e psicologicamente abalado. Segundo ele, o pai ainda não foi ouvido pela Polícia Civil, como era esperado ontem.
Na noite da última sexta-feira, Amilton teria sido encontrado após ter ligado para a esposa, pedindo ajuda. De acordo com o comandante do 3º Pelotão da PM de Lima Duarte, tenente Luis Eduardo Quirino Sobreiro, o vereador foi localizado por volta das 21h, por moradores em Bom Jardim que o reconheceram e acionaram seus familiares e a polícia. Ele estava na rua sem roupas e um pouco desorientado, mas em bom estado de saúde, apesar de emocionalmente abalado. Segundo o comandante, Amilton teria apresentado versões desconexas e confusas aos policiais, mas afirmou ter sido sequestrado por dois indivíduos, que o forçaram a inalar uma substância e o colocaram no porta-malas de um veículo. Ainda segundo o relato da vítima à polícia, o vereador teria perdido os sentidos e só se lembrava de ter acordado na rua, nu, pedindo ajuda. “Quando a PM o encontrou, ele já estava na presença de familiares, no carro dos parentes, e com roupas emprestadas”, afirmou o militar.
Ainda conforme o tenente, funcionários de um hotel em Bom Jardim alegaram que o vereador teria passado a noite em um quarto do estabelecimento, onde foram encontrados papéis com o nome de Amilton em uma lixeira. Ele foi reconhecido pelos funcionários por meio de fotografias. O vereador foi levado à presença do delegado de plantão da Polícia Civil em Lima Duarte, que passou a investigar o caso.
Segundo o tenente Luis Eduardo Quirino Sobreiro, a moto apreendida no domingo estava em perfeitas condições junto com um capacete. Ele informou que ela já foi periciada e encaminhada à Polícia Civil.
Entenda o caso
Na quinta-feira passada, o vereador teria participado de uma reunião no distrito de Conceição de Ibitipoca e, por volta das 16h, passou na casa do irmão, o ex-vereador José Nilton dos Santos Aguiar, conhecido na cidade como Muskito Elétrico, que fica nesta estrada, na região de Laranjeiras, na Zona Rural. Às 18h, ele teria saído da residência em direção à sua casa, em Lima Duarte. Depois deste horário, ele não teria feito contato com a família. O vereador estaria sozinho e pilotava uma moto. As buscas tiveram início após a família registrar a ocorrência, por volta das 23h de quinta-feira.