O prefeito Antônio Almas (PSDB) editará, nos próximos dias, novo decreto a fim de restringir o funcionamento de lanchonetes, padarias e restaurantes, bem como suspender novamente a realização de celebrações religiosas em Juiz de Fora. Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (25), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) deliberou novas intervenções a serem realizadas pelo Executivo após crescimento de 166% dos casos confirmados de Covid-19 na cidade entre os dias 14 e 20 de junho. As medidas entrarão em vigor na próxima segunda-feira (29).
Os restaurantes passarão a funcionar em dias úteis somente das 11h às 15h. Em sábados, domingos e feriados, as vendas acontecerão apenas por entrega, ou, então, retirada no balcão. As lanchonetes e padarias, por sua vez, estarão proibidas de colocar mesas e cadeiras nas calçadas. A venda de bebidas alcoólicas por estes estabelecimentos continuará permitida, desde que apenas para consumo domiciliar. Conforme o Decreto 13.975/2020, o funcionamento de bares continuará vedado. Autorizadas pelo mesmo dispositivo, as celebrações religiosas com até 30 pessoas serão novamente proibidas. As missas, os cultos e as reuniões serão permitidas apenas de forma remota.
LEIA MAIS: ‘Fique em casa para que não haja lockdown’, diz prefeito
Na esteira do empenho da Polícia Militar na fiscalização do uso obrigatório de máscaras, bem como na dispersão de aglomerações, a corporação será interpelada para intensificar o patrulhamento no Centro e no Bairro Benfica. Conforme dados da Secretaria de Saúde desta quarta, o Centro já registrou 102 casos de Covid-19. Benfica, por sua vez, 18.