Ícone do site Tribuna de Minas

Câmara lança Biblioteca Virtual com obras literárias da cidade 

Segurança, meio ambiente e educação são tema de 2% das leis produzidas em Juiz de Fora
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (27), em homenagem ao aniversário de Juiz de Fora, celebrado no dia 31 de maio, a Câmara Municipal (CMJF) lança uma Biblioteca Virtual no site da instituição. A partir das 19h30 a plataforma estará disponível gratuitamente e contará com obras literárias e históricas da cidade. 

“Nosso objetivo é que esse espaço virtual funcione como um acervo digital gratuito, para valorização de escritores locais e fomento da produção de conhecimento e cultura juiz-forana”, destacou o presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PDT). O trabalho contou com a participação de redatores, jornalistas e estagiários, além da cessão dos direitos autorais das obras pela democratização de seu conteúdo.

PUBLICIDADE

Inicialmente, a biblioteca contará com os livros: História de Juiz de Fora até 1950 (Paulino de Oliveira), Efemérides Juizforanas (Paulino de Oliveira), Uma Freguesia nas Montanhas (Henrique Oswaldo Fraga de Azevedo), Resolução nº 141, Álbum do Município de Juiz de Fora (Albino Esteves), Diagnóstico Físico-Ambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego São Pedro (Pedro José de Oliveira Machado) e O Colunista: A Trajetória de César Romero (Ivanir Yazbeck) – mas o objetivo é que seu acervo fique em contínua expansão. Além dos livros autorais, documentos históricos também poderão ser disponibilizados neste espaço.

PUBLICIDADE

Durante o lançamento, autores locais também apresentam suas obras como Pedro Machado, com o livro Formação e Ordenamento Territórial de Juiz de Fora; Wilson Cid com a obra Às Margens do Paraibuna e o conjunto de contos organizado pela autora Michele Valle, com o livro Juiz de Fora: Contos e Cantos.  

Confira a sinopse dos livros que serão disponibilizados:

  1. História de Juiz de Fora até 1950

Este livro é uma jornada meticulosa pelo desenvolvimento e eventos que moldaram Juiz de Fora desde suas origens até meados do século XX. Paulino de Oliveira apresenta um relato detalhado que não apenas documenta os fatos históricos, mas também captura a essência cultural e social da cidade nesse período.

PUBLICIDADE
  1. Efemérides Juizforanas:

Organizado por Paulino de Oliveira, este livro compila acontecimentos marcantes e curiosidades da história de Juiz de Fora, organizados cronologicamente, por dia, mês e ano. Uma ferramenta essencial para entender como eventos diários contribuíram para o tecido histórico e cultural da cidade ao longo dos anos.

  1. Uma Freguesia nas Montanhas:

Henrique Oswaldo Fraga de Azevedo oferece uma exploração íntima do distrito de Torreões, uma freguesia emblemática nas montanhas que cercam Juiz de Fora. O livro detalha a história, a vida religiosa e as tradições desta comunidade única, proporcionando uma visão aprofundada de sua importância histórica e cultural para a região.

PUBLICIDADE
  1. Resolução nº 141:

Este livro é um estudo sobre o impacto da Resolução nº 141, que cassou mandatos de vereadores em Juiz de Fora durante o Regime Militar. A obra analisa as circunstâncias políticas, as personalidades envolvidas e as consequências dessa medida autoritária para a política local e seus cidadãos, abordando a ação da Câmara com a Comissão da Verdade da Casa, instituída à época.

  1. Álbum do Município de Juiz de Fora:

Escrito por Albino Esteves em 1915, o livro serve como um registro meticuloso e visualmente enriquecedor da história de Juiz de Fora. Com mais de 450 páginas, é repleto de dados históricos e ilustrado com uma coleção impressionante de fotografias raras. Uma obra fundamental para aqueles interessados em explorar as raízes e o desenvolvimento de um dos municípios mais significativos de Minas Gerais, proporcionando um olhar profundo sobre seu passado, suas pessoas e sua cultura.

  1. Diagnóstico Físico-Ambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego São Pedro:

Este livro, organizado por Pedro José de Oliveira Machado, apresenta um estudo detalhado sobre a gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Córrego São Pedro. Combinando diversos estudos acadêmicos, este trabalho reflete um esforço colaborativo dos alunos do curso de geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. A publicação explora conceitos teóricos e práticos para o entendimento e a gestão eficaz das dinâmicas ambientais locais, contribuindo para a literatura científica e a prática sustentável dos recursos naturais.

PUBLICIDADE
  1. O Colunista: A Trajetória de César Romero

Este livro, escrito por Ivanir Yazbeck, destaca a ascensão de César Romero, desde sua adolescência até se tornar o colunista mais influente de Juiz de Fora. Com uma narrativa permeada por notícias curtas publicadas de 1976 a 2007, o livro captura os principais eventos políticos, econômicos e sociais da cidade, ilustrando como Romero moldou o jornalismo local com seu talento e perspicácia.

 

Sair da versão mobile