Ícone do site Tribuna de Minas

Moradores de Monte Verde e Belmiro Braga recebem simulado de segurança de barragem

barragem belmiro braga by auren energia editada 1

(Foto: Auren Energia)

PUBLICIDADE

Os moradores do distrito de Monte Verde e do município de Belmiro Braga vão receber um simulado de segurança de barragem da UHE Picada, previsto para ocorrer no dia 14 de abril. A atividade é realizada pela Auren Energia, que começa também, nesta segunda-feira (25), a realizar uma série de visitas e palestras para os moradores dessas localidades.

O objetivo do simulado é servir como ação preventiva e está previsto para acontecer pela Lei Federal 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Isso faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, que tem como papel capacitar os moradores para uma eventual situação que necessite de evacuação da área.

PUBLICIDADE

Já as visitas e palestras vão ocorrer em diferentes locais e horários pela equipe da empresa Sob Medida, contratada pela Auren Energia e validada pelas defesas civis locais. Todos os indivíduos que vão orientar a população estarão devidamente uniformizados e identificados. “É sempre importante reforçarmos que a UHE Picada está em condições seguras e é monitorada 24 horas por dia durante os sete dias da semana. As visitas e palestras têm como foco esclarecer dúvidas e convidar os moradores para o exercício. Esse é um momento importante para podermos coletar sugestões e contribuições para o aprimoramento das ações do PAE”, explica Ovídio Santos, gerente de segurança de barragem da Auren Energia, em nota.

PUBLICIDADE

Todas as etapas que antecedem o simulado já foram realizadas pela empresa em conjunto com o 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a Defesa Civil Estadual de Minas Gerais e com as defesas civis municipais e as prefeituras de Belmiro Braga e Juiz de Fora. Para isso, foram realizadas ações como o cadastro da população que reside na área denominada Zona de Autossalvamento (ZAS), a instalação do sistema sonoro de alerta com sirenes e o mapeamento e sinalização das rotas de fuga. Além disso, também foram inseridos pontos de encontro com placas que indicam para a população qual é o caminho mais rápido e seguro até o local onde devem estar seguros de incidentes.

Confira o cronograma completo:

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile