Corrigida em 28/03/17, às 16h39
Um macaco foi encontrado morto na sexta-feira (24), no Alto dos Pinheiros, na Cidade Alta, região onde foi confirmada, no começo do mês, a morte de um primata infectado com a febre amarela. Amostras do corpo do animal devem ser enviadas a Belo Horizonte para que a causa do óbito seja investigada. A Assessoria da Secretaria de Saúde adiantou que já foi feito o bloqueio preventivo na área. Desde que a epidemia de febre amarela em Minas teve início, 12 mortes de macacos foram registradas em Juiz de Fora. Até agora, apenas uma morte de primata no município foi confirmada como sendo da doença. O animal estava em uma região de mata próxima à UPA do Bairro São Pedro, na Cidade Alta. Ele teria sido encontrado no dia 29 de janeiro. A Assessoria informou ainda que foi descartada febre amarela no mico encontrado morto no estacionamento da Catedral Metropolitana, no mês passado.
Em casos de localização de macacos mortos, a orientação é que a população acione a Polícia Militar do Meio Ambiente, pelo telefone 3228-9050, ou Setor de Zoonoses da Prefeitura, pelo 3690-7030, que também é responsável por fazer a coleta do material necessário e enviá-lo para análise do Estado.
(Anteriormente a Tribuna havia publicado que 11 mortes de macacos havia sido registradas em Juiz de Fora até a publicação da matéria)