
O desastre provocado pelas chuvas em Juiz de Fora também ganhou repercussão na imprensa internacional entre esta terça e quarta-feira (25). Veículos da Europa e dos Estados Unidos publicaram reportagens sobre os impactos das enchentes e deslizamentos em Minas Gerais, com destaque para a situação na Zona da Mata e para o trabalho das equipes de resgate em áreas atingidas por lama e destroços.
As publicações no exterior registraram que o número de vítimas foi atualizado ao longo das últimas horas, com balanços diferentes conforme os boletins divulgados pelas autoridades. A Associated Press, por exemplo, informou nesta quarta-feira (25) que as chuvas e os deslizamentos deixaram ao menos 36 mortos e 33 desaparecidos em Minas Gerais, com vítimas localizadas em Juiz de Fora e Ubá, e mais chuva prevista para os próximos dias.
No The Guardian, a cobertura de terça-feira (24) descreveu o cenário de “casas varridas” por deslizamento e ruas transformadas em correnteza, com referência a buscas por desaparecidos após chuva intensa na região.
Nos Estados Unidos, o Washington Post também destacou Juiz de Fora ao repercutir a atualização da AP sobre mortes, desaparecidos e suspensão de aulas, além da remoção de famílias para abrigos improvisados em escolas.
Na Europa, o El País publicou reportagem sobre os efeitos das chuvas no Sudeste do Brasil e citou Juiz de Fora entre os municípios mais atingidos, com registro de alagamentos, deslizamentos e operações de resgate. Já o Le Monde noticiou o episódio como consequência de “chuvas torrenciais” em Minas Gerais, mencionando Juiz de Fora na linha de frente da tragédia.
A cobertura internacional também circulou com imagens de agências. Em galerias e republicações baseadas na AFP, fotos mostram o trabalho de bombeiros e agentes nas áreas atingidas por soterramentos em Juiz de Fora.
