Um homem, de 53 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar pelo crime de importunação sexual contra uma estudante, de 16 anos, dentro de um ônibus do transporte coletivo público. O caso veio à tona depois que a própria vítima usou suas redes sociais para denunciar a situação. A prisão do suspeito aconteceu no último dia 22, depois que ele foi detido pelos próprios passageiros do coletivo, que acionaram a PM. O caso já está sob investigação da Delegacia de Mulheres da Polícia Civil.
No vídeo que repercute nas redes sociais, a estudante conta que estava no ônibus, deslocando-se para sua casa e quase dormindo no banco, quando os fatos se deram. “Um cara veio, fez vídeo, tirou foto, sendo que sou menor de idade. Ele gravou vídeo da minha genitália e, se não fosse o outro cara ter falado, eu não iria perceber. A gente fez ele (o suspeito) abrir a galeria (de fotos do celular dele) e ligamos para o 190”, relatou a adolescente, acrescentando que mulheres e meninas devem tomar cuidado no transporte público. “Não é a primeira vez que acontece. Não é a primeira mulher, nem a segunda, nem a terceira”, alertou.
De acordo com o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), os próprios passageiros fizeram a contenção do suspeito até a chegada da PM no ônibus da linha 135 (rota Sagrado/Parque Guarani). Um rapaz de 21 anos, qualificado como testemunha, relatou que estava esperando pelo ônibus, no ponto localizado em frente ao Parque Halfeld, no Centro, e, na fila para embarcar, percebeu que o suspeito observava fixamente a adolescente. Conforme a testemunha, já dentro do coletivo, o homem continuou olhando para a garota e, de posse de seu celular, começou a filmá-la. A testemunha contou que o homem focalizava as partes íntimas da estudante.
Neste momento, a testemunha chamou a atenção da garota, falando em voz alta que o homem a estava filmando. Os demais passageiros e o cobrador do ônibus visualizaram as filmagens no celular do suspeito, que tentou apagá-las. O cobrador, conforme o documento policial, relatou que foi acionado pela estudante que lhe informou que um dos passageiros havia lhe importunado sexualmente, fato que o fez acionar a PM. Ele mesmo contou que visualizou no celular do suspeito a imagem da parte da frente do quadril de uma mulher com um short preto, que se parecia com o short que a estudante estava vestida.
O Reds narra que a própria vítima falou com o suspeito para que ele mostrasse o seu celular, mas ele teria ficado nervoso e, ao desbloquear o aparelho, ela viu a imagem da parte baixa de seu quadril e um pedaço da camisa e do short preto que estava vestindo. Todavia, antes da chegada dos policiais militares, o homem teria conseguido apagar as imagens. Para a PM, o suspeito negou as acusações e disse que não tinha apagado as imagens de seu aparelho. Diante de toda a situação, o homem recebeu ordem de prisão, sendo conduzido para a delegacia de Polícia Civil.