Ícone do site Tribuna de Minas

Espírito natalino atrás do volante: trabalhadores do transporte vestem-se de Papai Noel

TRANSPORTE PAPAI NOEL Arquivo pessoal 2
“Tem Papai Noel no shopping, na Coca-Cola e agora também no Uber”, diz Elton Carlos Gomes (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

“A reação das pessoas é muito divertida. Ninguém está esperando o Papai Noel, estão aguardando o Elton para levá-los até determinado local”, conta Elton Carlos Gomes, 40 anos, que faz viagens de Uber por Juiz de Fora fantasiado de Bom Velhinho. A ideia surgiu antes da pandemia, após aceitar a corrida de um Papai Noel que estava indo para o Santa Cruz Shopping. Ele ficou impressionado com a reação das crianças que passavam na rua e viam o Papai Noel no seu carro. Quando chegou em casa contou para a filha, Yasmin, quem tinha sido seu passageiro no dia e os olhos da menina brilharam, o que fez ele decidir adquirir a fantasia. “Tem Papai Noel no shopping, na Coca-Cola e agora também no Uber.”

Durante suas viagens, Elton presenteia crianças pelas ruas, faróis e bairros onde passa. Ele junta todas as gorjetas que ganha no ano para comprar lembranças e deixar as crianças felizes, e, consequentemente, o espírito solidário do Natal, vivo. No Uber sua sacola vermelha carrega doces, balas, carrinhos, pega-varetas e outros brinquedos.

PUBLICIDADE

Mas não é só no Uber que existe Papai Noel. A tradição também está presente nos ônibus de Juiz de Fora. Desde 2018, o motorista Carlos Henrique Macanha Júlio, 40 anos, se fantasia, levando alegria para crianças e adultos pelas linhas da cidade. Ele relata que essa paixão começou em 2014, na creche comunitária do Bairro São Pedro, por causa de um pedido de sua mãe para se vestir. Depois, foi incentivado todos os anos a continuar, até levar a ideia para a gerência da Ansal, empresa de transporte que administra os coletivos de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

Piloto Noel

Júlio Macanha é motorista de ônibus e se veste de Papai Noel e participa de arrecadação de doações para uma instituição (Foto: Arquivo pessoal)

Júlio Macanha, como é mais conhecido, revelou que foi muito especial quando fizeram um ônibus personalizado de Natal em 2019. Ele já passou fantasiado pelas linhas 100 (Filgueiras), 207 (Marumbi), 208 (Progresso) e agora está na 440 (Santo Antônio), 534 (Santos Dumont) e 532 (São Pedro), podendo deixar um pouco da “magia natalina” para os passageiros. Macanha diz que pretende continuar com o projeto por muitos anos, sempre buscando alguma novidade.

PUBLICIDADE

O motorista também informou que os colaboradores da Ansal estão arrecadando doações para entregar em janeiro para uma instituição. As pessoas interessadas em contribuir, mesmo após o Natal, podem doar roupas, alimentos e brinquedos na Rua José Libânio Rodrigues 789, no Bairro Bandeirantes, Zona Nordeste de Juiz de Fora.

*Nathália Fontes, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile