Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura divulga edital de obras de macrodrenagem no Santa Luzia

Obras de macrodrenagem e esgotamento sanitário no Santa Luzia podem durar três anos e meio

(Foto: Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou o edital para contratação de empresa para executar obras de macrodrenagem, microdrenagem e implantação de coletor tronco de esgoto no Bairro Santa Luzia, Zona Sul, e áreas próximas. O investimento estimado é de R$ 164,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prazo total estimado das intervenções é de 54 meses, incluindo elaboração de projetos, execução e encerramento contratual. Confira o edital completo aqui.

O projeto prevê, no Bairro Teixeiras, a construção de um reservatório subterrâneo com cerca de 11 metros de profundidade e capacidade de armazenar 48,5 mil metros cúbicos, além de uma estação de bombeamento. Em Santa Luzia, serão canalizados 2,2 quilômetros do córrego, com alargamento da calha em trechos específicos. As avenidas Ibitiguaia e Santa Luzia receberão novas calçadas, pavimentação e melhorias estruturais. Em parceria com a Cesama, será implantada uma nova rede coletora de esgoto, eliminando o lançamento de resíduos no córrego.

PUBLICIDADE

A elaboração do edital teve participação popular por meio de audiência pública realizada no início do mês e pela plataforma de consulta pública aberta pelo Executivo, que recebeu sugestões de moradores, empresários e especialistas. Também está previsto um plano de trabalho social de R$ 4,3 milhões para acompanhamento das obras e mitigação de impactos.

As obras de macrodrenagem integram um conjunto de investimentos estruturais em Juiz de Fora. Segundo a prefeita Margarida Salomão (PT), o projeto atende a uma demanda antiga e deve reduzir alagamentos em pontos como Industrial, Democrata, Mariano Procópio e Santa Luzia, contribuindo para melhorias urbanas, segurança hídrica e condições sanitárias.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Resumo desta notícia gerado por IA

Sair da versão mobile