Ícone do site Tribuna de Minas

Mesmo com chuva, juiz-foranos comparecem à Feira da Gratidão

leiliane-reis
De acordo com organização do evento, cerca de 200 pessoas compareceram à feira
PUBLICIDADE

Praticar o desapego e fazer o bem, mesmo debaixo de chuva. Foi pensando assim que aproximadamente 200 pessoas compareceram à Feira Grátis da Gratidão, ocorrida pela primeira vez em Juiz de Fora. O evento aconteceu na tarde deste domingo (23), na Praça da Estação.

Para se proteger da chuva, os participantes se esconderam debaixo de lonas e barracas montadas no local.

PUBLICIDADE

Dentre as atividades da feira, além da troca de pertences, houve distribuição de bolos, doces e salgadinhos, sessões de aromaterapia, “abraços grátis”, aferição de pressão e até um show com uma banda de música Pensamentos Voadores. “Em função da chuva, muita gente deixou de ir e, por um momento, pensamos em desistir. Mas os que estavam presentes estavam muitos empenhados. Eles realmente abraçaram a causa e acabamos superando os objetivos traçados”, avaliou o organizador do evento, Antônio Samuel.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

Além da troca de um pertence por outro, não necessariamente de mesmo valor, o evento também arrecadou donativos, como roupas e calçados. De acordo com Antônio Samuel, será feita uma triagem do material arrecadado para que, em seguida, eles sejam doados a instituições de caridade de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Agora, os organizadores traçam planos para a segunda edição da gratifeira na cidade. “A previsão inicial é de que uma nova feira seja organizada em março. Muitas pessoas sugeriram a realização de um novo encontro já em dezembro. Mas, em função das festividades de final de ano, das férias e do carnaval logo em seguida, achamos melhor esperar um pouco mais para repeti-lo. De um modo geral, mesmo com a chuva, cada um deu o seu melhor, a experiência foi muito positiva e já vamos trabalhar para organizar a próxima feira”.

Inspirada nas “Las Gratiferias” argentinas – gratifeiras, em português -, a Feira Grátis da Gratidão vem se popularizando mundo afora e já acontece em diversas cidades de vários países. Nela, nada tem preço. Diferente dos mercados de permuta, onde o visitante só leva alguma coisa se tiver algo para dar em troca, os participantes doam algo, sem necessariamente levar algum outro pertence no lugar.

PUBLICIDADE

Veja mais imagens da feira em nossa galeria de imagens:

 

Sair da versão mobile